Além da demonstração da capacidade das forças armadas, Donald Trump também espera mostrar poder presidencial Internacional, Acordo nuclear, Donald Trump, Guerra CNN Brasil
O ataque do presidente Donald Trump às instalações nucleares do Irã é tanto uma impressionante demonstração do poderio militar dos EUA quanto do poder presidencial unilateral.
Outros presidentes optaram por não tomar esta medida, acreditando que tal ação poderia desencadear uma guerra total com o Irã. Mas o Oriente Médio mudou. Israel desmantelou muitos dos grupos apoiados pelo Irã que Teerã teria usado para revidar.
Ao atacar as instalações nucleares conhecidas do Irã, o presidente tentou erradicar completamente o programa nuclear de Teerã de uma vez por todas.
Estas são as grandes questões agora:
-
Como o Irã responderá? O país tem a vontade e a capacidade remanescente para atacar bases e interesses dos EUA, ou até mesmo civis americanos, no Oriente Médio ou em outros lugares?
-
Qual foi o sucesso dos ataques, especialmente na instalação subterrânea de Fordow ? Os EUA precisarão retornar com mais bombardeios, o que poderia tornar uma guerra prolongada mais provável?
-
Como a aposta de Trump se desenrolará politicamente? Ele iniciou um novo conflito sem buscar a aprovação do Congresso, após ignorar os aliados dos EUA e sem preparar o povo americano.
-
Qual será o impacto político no Irã? Os ataques são um golpe devastador para os líderes clericais do Irã. Poderiam eles liberar forças capazes de provocar a queda do regime revolucionário ou até mesmo uma fragmentação do país, o que enviaria ondas de choque por toda a região?