Ato da direita na Avenida Paulista e manifestações governistas marcam disputa simbólica pelo 7 de setembro, com foco em anistia e soberania nacional. A análise é de Isabel Mega, no Agora CNN Política, -transcricao-de-videos-, Avenida Paulista, Brasília, Jair Bolsonaro, Manifestação, Manifestações CNN Brasil
O Dia da Independência será palco de manifestações distintas em São Paulo e outras capitais brasileiras, evidenciando a disputa política em torno da data. Na Avenida Paulista, o principal ato da direita acontecerá com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e o governador de Minas gerais Romeu Zema (Novo). A análise é de Isabel Mega, no Agora CNN.
A manifestação na capital paulista, organizada pelo pastor Silas Malafaia, deve concentrar apoiadores em torno da pauta da anistia. O evento servirá como termômetro da mobilização do bolsonarismo em um momento de fragilização política.
Manifestações separadas e reforço na segurança
Em Brasília, manifestações de direita e esquerda acontecerão com uma distância de três quilômetros entre si, medida adotada para evitar confrontos. A capital federal também sediará o maior desfile oficial do 7 de setembro.
O governo federal decidiu aproveitar a data para enfatizar a defesa da soberania nacional, especialmente no contexto das tensões comerciais com os Estados Unidos relacionadas às tarifas sobre produtos brasileiros. Além disso, há um movimento para ressignificar símbolos nacionais, como a bandeira e a camisa da seleção brasileira.
As manifestações programadas para diversas capitais brasileiras demandarão um esquema especial de segurança. Em São Paulo, autoridades preparam um plano operacional específico para garantir a ordem durante os eventos na Avenida Paulista.