Segundo análise de Clarissa Oliveira, ao Live CNN, adesão de países ao fundo das florestas tropicais supera expectativas iniciais, fortalecendo a posição do Brasil como anfitrião da conferência climática em Belém Macroeconomia, -transcricao-de-videos-, economia, Meio ambiente, Mudanças climáticas, Sustentabilidade CNN Brasil
O Brasil demonstra renovado otimismo em relação à COP30, que será realizada em Belém entre os dias 10 e 21, com a crescente adesão de países ao fundo das florestas tropicais. A iniciativa tem apresentado resultados superiores às projeções iniciais, tanto em número de participantes quanto em possíveis valores de contribuição. A análise é de Clarissa Oliveira, ao Live CNN.
O governo brasileiro estabeleceu inicialmente uma meta de 10 bilhões para a etapa inicial do fundo, valor que pode ser superado devido ao interesse internacional demonstrado até o momento. “Tem havido uma adesão superior ao que se projetava, em questão de ritmo, pelo menos, quantidade de países ingressando nessa iniciativa. Por isso, a gente tem a expectativa de conseguir superar o valor projetado para essa etapa inicial – se conseguir passar desse marco já é uma conquista importante”, explica Clarissa.
Esta perspectiva positiva tem contribuído para mudar o cenário que anteriormente indicava possível esvaziamento do evento.
Desafios e Expectativas
Embora não haja expectativa de que o Brasil saia do evento com compromissos incontestáveis em termos de redução de emissões, um acordo intermediário já seria considerado uma conquista significativa. A simbologia da adesão ao fundo florestal representa um marco importante para o país na capacidade de transformar a COP30 em um evento relevante dentro do esforço mundial para a transição energética.
“Não tem a expectativa de ter a maior COP do século dentro do governo federal, mas, já não tem aquele clima de desalento que a gente via quando o evento começou a ser desenhado”, aponta a jornalista.
A conferência, que reunirá líderes de quase 200 países, se apresenta como um momento crucial para as discussões sobre mudanças climáticas. O debate, reconhecidamente complexo, demandará esforço significativo dos líderes presentes em Belém, mas o clima de otimismo dos últimos dias tem fortalecido as perspectivas para o evento.

