Analista de Política Isabel Mega avaliou, no Live CNN, que Celso Sabino manterá posição mesmo diante de possível expulsão do União Brasil Política, -transcricao-de-videos-, Governo Federal, Governo Lula, politica CNN Brasil
Em fala à imprensa nesta quarta-feira (8), Celso Sabino confirmou que permanecerá à frente do Ministério do Turismo, mesmo diante da possibilidade de expulsão de seu partido, o União Brasil. A analista de Política Isabel Mega avaliou, no Live CNN, que a decisão faz parte do cálculo político do ministro.
O União Brasil deve iniciar um processo disciplinar contra Sabino, começando com sua saída do diretório do Pará. No entanto, a expulsão definitiva não deve ocorrer de imediato, devido a procedimentos internos que precisam ser seguidos.
Processo interno e prazos regimentais
“O processo de expulsão de Sabino seguirá as regras do regimento interno do partido, que prevê prazos específicos, podendo se estender por até 60 dias.”, avaliou Isabel. O procedimento inclui uma etapa no Conselho de Ética, onde Sabino terá oportunidade de apresentar sua defesa.
“A declaração pública de Sabino parece ter selado definitivamente seu destino no União Brasil”, disse Isabel, avaliando a decisão do ministro de permanecer no cargo.
O prazo estimado de 60 dias para a conclusão do processo coincide com a realização da COP30, gerando especulações sobre possíveis articulações políticas nos bastidores.

