Decisão de manter mandato da deputada federal do PL representa compra de “briga abertíssima” com o Supremo Tribunal Federal. A análise é de Clarissa Oliveira ao Live CNN Política, -transcricao-de-videos-, Câmara dos Deputados, nacional, politica CNN Brasil
A decisão da Câmara dos Deputados de manter o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) representa uma clara demonstração de enfrentamento ao STF (Supremo Tribunal Federal). A análise é de Clarissa Oliveira ao Live CNN.
“O que a gente tem é uma decisão clara de comprar uma briga abertíssima com o Supremo Tribunal Federal”, afirmou a analista sobre a votação ocorrida na madrugada desta quinta-feira (11). A especialista questiona qual seria o real interesse dos parlamentares em confrontar o Judiciário e qual é o interesse do Congresso, especialmente da Câmara dos Deputados, em conceder um passe livre e agir para proteger seus próprios integrantes.
Apesar do corte de salários em casos como o de Zambelli, Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro, toda a estrutura administrativa dos gabinetes continua operando normalmente. “Eles têm gabinete, pessoas próximas a eles que são empregados pela Câmara dos Deputados. Eles estão ocupando uma cadeira, entre aspas, na Câmara dos Deputados sem exercer a função”, explica.
Impacto financeiro da decisão
Um ponto crítico levantado é o volume de recursos públicos que continuam sendo movimentados mesmo com os parlamentares impedidos de exercer suas funções. A analista destacou que os gabinetes chegam a movimentar cerca de 400 mil reais, um valor considerado alto e que envolve dinheiro público.
A situação também gera um problema de representatividade, já que os eleitores que votaram nesses parlamentares ficam sem representação efetiva no Congresso Nacional. “A verdade é que os votos dedicados a eles, pelos nossos eleitores, não estão sendo representados neste momento no Congresso Nacional. Mas toda a estrutura abaixo deles segue funcionando”, observou.

