Analista de Política Jussara Soares explicou, no CNN 360°, que, em análise de casos específicos, Flávio Dino indicou que Alexandre Ramagem, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira tiveram participação menor nos eventos investigados Política, -transcricao-de-videos-, Flávio Dino, Jair Bolsonaro, Julgamento Bolsonaro, politica CNN Brasil
O ministro Flávio Dino surpreendeu as defesas ao sinalizar uma possível redução de penas para três réus na ação que apura tentativa de golpe de Estado. Durante seu voto, o ministro do Supremo Tribunal Federal dedicou especial atenção aos casos de Alexandre Ramagem, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, indicando que estes tiveram uma participação menor nos eventos investigados. A análise é de Jussara Soares no CNN 360°.
O posicionamento de Dino foi recebido com otimismo pelos advogados dos réus citados, que manifestaram surpresa positiva com a análise apresentada. A avaliação específica destes três casos representa uma possível mudança significativa no andamento do processo, considerado até então extremamente rigoroso para todos os envolvidos.
No caso de Paulo Sérgio Nogueira, Dino destacou o depoimento do ex-comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Baptista Júnior, que afirmou que Nogueira, junto com o ex-comandante do Exército Freire Gomes, teria tentado impedir ações que representassem ruptura institucional. Entretanto, o ministro não deixou de observar omissões e a divulgação de uma nota que questionava o processo eleitoral.
Quanto a Alexandre Ramagem, um dos pontos considerados foi o fato de que parte dos eventos investigados ocorreu quando ele não integrava mais o governo. Já em relação a Augusto Heleno, Dino mencionou seu afastamento após mudanças na composição governamental, embora tenha recordado declarações polêmicas do general em convenção partidária de 2022.

