Primeira-dama e princesa de Gales cumprirão agenda conjunta durante visita de Estado do presidente americano ao Reino Unido Internacional, -traducao-ia-, Estados Unidos, Kate Middleton, Melania Trump, Príncipe William, Rei Charles III, Reino Unido CNN Brasil
Durante a visita de Estado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Reino Unido, duas figuras de destaque cumprirão uma agenda especial que certamente será um dos momentos mais observados da viagem: a primeira-dama Melania Trump e Kate Middleton, princesa de Gales, mulheres com enormes plataformas globais.
A aparição conjunta da princesa e da primeira-dama nesta semana ressalta o esforço do Reino Unido em cultivar laços os Estados Unidos em um momento geopoliticamente sensível, mas também é um momento crucial para as duas mulheres e os papéis que desempenham no cenário mundial.
Para Melania— que está embarcando em sua primeira visita de Estado deste mandato do marido — a preparação para a viagem tem sido “um esforço de meses”, disse uma fonte familiarizada com o planejamento da visita, incluindo a organização de presentes e coordenação de vestuário.
E para Kate, que retomou recentemente uma agenda leve de compromissos após passar por tratamentos de quimioterapia, o encontro é uma oportunidade de demonstrar seu poder de estrela.
“Claramente há estrelas aqui, e Kate está no topo da lista”, disse a jornalista Elizabeth Holmes, autora do livro “HRH: So Many Thoughts on Royal Style”.
A primeira aparição conjunta das duas — que deve acontecer durante uma visita a um programa de escoteiros na quinta-feira (17) — “contribuiria muito para fortalecer os laços diplomáticos”, acrescentou Holmes, aproveitando a habilidade da família real de criar imagens memoráveis.
Roupas e presentes pensados nos mínimos detalhes
Quando o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, entregou pessoalmente o convite para a visita de Estado do rei Charles III ao presidente Donald Trump na Casa Branca em fevereiro, todas as engrenagens começaram a girar para garantir a pompa e circunstância da ocasião.
Até os presidentes americanos e primeiras-damas devem seguir uma lista de protocolos, com várias permissões, proibições e tópicos para conversas tanto em frente às câmeras quanto nos bastidores.
Há meses, a equipe de Trump e Melania trabalha para selecionar presentes para os anfitriões da família real. O presidente e a primeira-dama têm trabalhado junto ao Departamento de Estado para garantir uma troca diplomática significativa.
Melania Trump é conhecida por estudar e se preparar meticulosamente. “Quando ela participa de qualquer evento público, especialmente eventos internacionais, ela sabe que há um nível elevado de escrutínio, principalmente em termos de cobertura”, afirmou a fonte próxima. “Ela tem realmente um olhar apurado para o que será exibido publicamente e como ela quer aparecer.”
Antes de viagens como esta, Melania recebe um memorando com informações biográficas sobre os líderes que encontrará e uma pasta com detalhes sobre os interesses pessoais de seus anfitriões e os planos para os compromissos.
As roupas também recebem atenção considerável. “A primeira-dama vem planejando seus trajes, especialmente seu vestido para o jantar com o rei e a rainha, há meses”, revelou um funcionário da Casa Branca à CNN.
Principalmente em eventos onde os participantes serão vistos mas não discursarão, a mensagem que transmitem através de suas escolhas de guarda-roupa é significativa, e esses detalhes são frequentemente comunicados antecipadamente através de canais diplomáticos.
“Nós éramos bastante diretos, ligando e perguntando: ‘Ela vai usar azul hoje? E que tom de azul?’ E então usaríamos azul-marinho se ela estivesse usando azul-celeste. Definitivamente não queremos criar conflito visual – queremos complementar”, explicou a fonte familiarizada com o planejamento.

Uma agenda real
Enquanto Trump participa de uma reunião de negócios com primeiro-ministro Starmer na quinta-feira (18), a primeira-dama terá seus próprios compromissos reais – visitando a Casa de Bonecas da rainha Mary e a Biblioteca Real com Camilla e, depois, encontrando-se com escoteiros nos Jardins Frogmore da propriedade real ao lado de Kate.
Kate e Melania se encontrarão com o chefe escoteiro Dwayne Fields e membros do programa Scouts’ Squirrels enquanto aprendem sobre a natureza. Segundo o Palácio de Buckingham, elas devem conquistar o distintivo “Go Wild”. A princesa é copresidente da Associação dos Escoteiros desde 2020.
“É aqui que o papel da família real se torna tão evidente – porque eles estão lá para impressionar, e conseguem. Ninguém faz isso como eles. Ter um passeio de carruagem e todas essas coisas que são muito importantes, especialmente para os Trump, é um verdadeiro trunfo”, afirma Holmes.
“Sempre há discussões sobre a relevância da monarquia nos tempos modernos. Bem, eles estão se mostrando úteis. Este é um bom momento para eles fazerem o que fazem”, acrescentou.
O papel da princesa é especialmente importante. “Uma parte disso seria esperada, mas considerando tudo pelo que ela passou pessoalmente nos últimos meses, acho que as pessoas estão muito encorajadas em ver que ela está disposta a assumir esses papéis mais importantes agora, e esses grandes momentos no cenário global”, diz Holmes.
Avanços para a princesa

A aparição da primeira-dama e da princesa na quinta-feira em um ambiente natural marca um “contraponto visual” à suntuosidade dos eventos desta quarta (17) e proporcionará momentos mais “humanos”, afirma Holmes. “Todo mundo conhece a família real por suas fabulosas tiaras e coisas do tipo. Mas isso é um lembrete do importante trabalho que eles realizam”, acrescenta ela.
Desde que voltou à vida pública, Kate têm se concentrado principalmente nos temas centrais de seu portfólio real: apoio à educação na primeira infância, saúde mental infantil e a importância de passar tempo ao ar livre.
A primeira-dama tem mantido um foco semelhante no bem-estar das crianças durante seu mandato. Recentemente ela escreveu uma carta direta ao presidente russo, Vladimir Putin, pedindo a proteção das crianças russas e ucranianas. O documento foi entregue pessoalmente por seu Trump durante o encontro com o líder russo no Alasca em agosto. Ela também apoiou projetos de lei contra imagens falsas e pornografia, além de investimentos em jovens no sistema de adoção.
“Tenho certeza que (a primeira-dama) passou horas pensando sobre – qual é o objetivo disso? O que eu quero conversar com a princesa?” disse a fonte familiarizada com a preparação da visita de Estado. “Os interesses políticos delas se alinham um pouco com as questões da infância, então posso presumir que esse será o foco principal de suas atenções.”
Este momento também é significativo na recuperação da princesa. Emily Nash, jornalista especializada em realeza da revista HELLO!, observa que o evento com os escoteiros é “mais um passo adiante” após Kate ter participado da visita de Estado do Catar no ano passado e da visita de Estado francesa em julho.
Não é a primeira vez que a princesa aparece ao lado de uma primeira-dama. Kate se encontrou com Jill Biden em 2021, visitando uma escola em Cornwall, na Inglaterra, durante a cúpula do G7, quando destacaram a importância da educação na primeira infância.
Biden e a então duquesa de Cambridge escreveram em um artigo de opinião para a CNN, onde argumentavam que tanto os EUA quanto o Reino Unido deveriam fazer uma “mudança fundamental na forma como abordam os primeiros anos de vida”.
Kate também se encontrou com os Obama em 2016, em um momento memorável em que seu filho, o pequeno príncipe George, apareceu vestindo um roupão de banho Palácio de Kensington.
Mas este evento marca seu primeiro compromisso com uma primeira-dama americana desde que se tornou princesa de Gales.
Da mesma forma, desde que se tornou príncipe de Gales, William tem assumido um papel mais importante na família real, evoluindo para uma posição mais diplomática, substituindo seu pai em eventos internacionais como o funeral do papa Francisco, a reabertura da Catedral de Notre-Dame e as comemorações do Dia D. Ele também tem demonstrado seu próprio estilo de liderança real ao se manifestar sobre assuntos atuais.

