By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Análise: EUA vão conseguir derrubar regime venezuelano? 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Análise: EUA vão conseguir derrubar regime venezuelano? 
outros

Análise: EUA vão conseguir derrubar regime venezuelano? 

Última atualização: 19 de dezembro de 2025 22:35
Published 19 de dezembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em entrevista à NBC News, o presidente dos EUA afirmou que considera possibilidade de conflito armado enquanto aumenta pressão sobre regime de Nicolás Maduro  Internacional, -transcricao-de-videos-, Donald Trump, Estados Unidos, Nicolás Maduro, Petróleo, Venezuela CNN Brasil

Contents
Leia maisEstados Unidos reforçam presença militar em Porto RicoRubio é especialista em golpes de Estado e intervenções, diz VenezuelaNicolás Maduro recebe prêmio de “Arquiteto da Paz” do regime venezuelanoInteresse estratégico no petróleo venezuelanoObjetivos geopolíticos além do petróleo

Os Estados Unidos intensificaram a pressão contra a Venezuela ao implementar um cerco aos navios petroleiros do país, permitindo apenas que embarcações ligadas à petrolífera americana Chevron naveguem em águas venezuelanas.

A medida foi anunciada em meio a crescentes tensões entre os dois países enquanto o presidente americano Donald Trump declarou que não descarta a possibilidade de guerra com o país sul-americano.

O bloqueio naval não oficial visa estrangular a principal fonte de receita da Venezuela, impedindo a exportação de petróleo para mercados internacionais. Essa estratégia representa uma escalada significativa nas sanções americanas contra o regime de Nicolás Maduro, que já enfrenta diversas restrições econômicas há anos.

A disputa entre os dois líderes ganhou contornos mais agressivos nas últimas semanas. Trump acusou a Venezuela de “roubar o petróleo venezuelano”, enquanto Maduro afirmou que os Estados Unidos estão interessados em se apropriar dos recursos naturais do país.

A troca de acusações remonta a 2006, quando Hugo Chávez nacionalizou campos petrolíferos na bacia do Orinoco, considerada a maior reserva de petróleo do mundo.

Leia mais

  • Estados Unidos reforçam presença militar em Porto Rico

    Estados Unidos reforçam presença militar em Porto Rico

  • Rubio é especialista em golpes de Estado e intervenções, diz Venezuela

    Rubio é especialista em golpes de Estado e intervenções, diz Venezuela

  • Nicolás Maduro recebe prêmio de "Arquiteto da Paz" do regime venezuelano

    Nicolás Maduro recebe prêmio de “Arquiteto da Paz” do regime venezuelano

Interesse estratégico no petróleo venezuelano

A Venezuela possui aproximadamente 200 bilhões de barris de petróleo em reservas comprovadas, a maior reserva do planeta.

O petróleo venezuelano é do tipo pesado, complementar ao petróleo leve de xisto que domina a produção americana atual. Analistas apontam que os Estados Unidos têm interesse nesse recurso porque suas refinarias para petróleo pesado estão parcialmente ociosas.

A atual produção venezuelana, estimada em cerca de um milhão de barris por dia, representa apenas um terço do que o país produzia antes do início do regime chavista em 1999, e menos da metade do volume anterior à ascensão de Maduro ao poder em 2013.

Recentemente, o Departamento de Estado americano teria sondado empresas petrolíferas sobre possível interesse na exploração do petróleo venezuelano, segundo reportagem do site Politico.


  • 1 de 7

    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, discursa durante uma cerimônia militar que comemora o bicentenário da entrega da “Espada do Peru” ao herói da independência venezuelana, Simón Bolívar, em 25 de novembro de 2025, em Caracas, Venezuela • Jesus Vargas/Getty Images


  • 2 de 7

    Ditador Nicolás Maduro, da Venezuela, faz um coração com as mãos durante um protesto em apoio a ele em 1 de dezembro de 2025, em Caracas, Venezuela • Jesus Vargas/Getty Images


  • 3 de 7

    O presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, cumprimenta seus apoiadores durante um comício para comemorar o Dia da Resistência Indígena, em 12 de outubro de 2025, em Caracas, Venezuela • Jesus Vargas/Getty Images


  • 4 de 7

    O presidente Nicolás Maduro observa durante uma coletiva de imprensa após depor perante a câmara eleitoral na sede principal do Supremo Tribunal de Justiça (TSJ), em 2 de agosto de 2024, no Palácio Presidencial de Miraflores, em Caracas, Venezuela • Jesus Vargas/Getty Images


  • 5 de 7

    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, participa de uma manifestação para comemorar o 22º aniversário da tentativa de golpe de Estado contra Hugo Chávez, em 13 de abril de 2024, em Caracas, Venezuela • Jesus Vargas/Getty Images


  • 6 de 7

    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, discursa durante a cerimônia de posse em 10 de janeiro de 2025, em Caracas, Venezuela • (Foto de Jesus Vargas/Getty Images


  • 7 de 7

    Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, durante cerimônia de posse para um terceiro mandato no cargo em Caracas 10/01/2025 • REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria



Objetivos geopolíticos além do petróleo

A estratégia americana contra a Venezuela também possui componentes geopolíticos significativos, segundo analistas da CNN.

Existe a percepção entre setores do governo americano de que derrubar o regime de Maduro enfraqueceria a influência da esquerda na América Latina e poderia desestabilizar o regime cubano, altamente dependente do petróleo venezuelano.

A Venezuela ocupa uma posição estratégica no Caribe, próxima ao Canal do Panamá, rota crucial para o comércio internacional.

Além do petróleo, o país é rico em outros recursos naturais como ouro e minerais críticos para novas tecnologias, aumentando seu valor estratégico aos olhos dos Estados Unidos, que consideram a América Latina como sua área tradicional de influência.

Analistas apontam que, embora Trump possa hesitar em envolver tropas americanas em um novo conflito devido à resistência da opinião pública doméstica, outras formas de pressão militar como ataques pontuais não estão descartadas.

A incerteza sobre os próximos passos de ambos os lados mantém a região em estado de alerta, com a possibilidade de uma escalada do conflito nos próximos meses.

O que os Estados Unidos querem na Venezuela?

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

 

You Might Also Like

Gisele Bündchen se casa secretamente com novo amor, diz site

O Grande Debate: Vetar dosimetria será positivo ou negativo para Lula? 

Executiva flagrada com CEO em show do Coldplay conta sua versão da história: “Magoei pessoas”

Ônibus com 22 passageiros capota na BR-060 e deixa ao menos 10 feridos

Clinton esteve em banheira com vítima de Epstein, diz porta-voz de Justiça 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

VÍDEO: Policial militar dá bronca em casal durante “momento quente” em praia; assista

28 de janeiro de 2025
BBB25: Vitória Strada briga com Camilla e Thamiris após formação do paredão 
Athletico-PR x Grêmio: horário e onde assistir ao jogo da Brasil Ladies Cup 
Homem é preso com R$ 100 mil em compartimento secreto de carro no DF
“Bridgerton”: Netflix confirma 5ª e 6ª temporadas da série 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?