Analista Clarissa Oliveira avaliou, no Live CNN, que exames médicos recentes, que revelam quadros de pneumonia e anemia, somam-se a condições anteriores e podem ser utilizados pela defesa Política, -transcricao-de-videos-, Bolsonaro, Jair Bolsonaro, Julgamento Bolsonaro, Prisão CNN Brasil
Os recentes exames médicos de Jair Bolsonaro podem se tornar elementos cruciais na estratégia de sua defesa para garantir o cumprimento de eventual pena em regime domiciliar. Os laudos revelam quadros de pneumonia provocada por refluxo e anemia, que se somam a condições de saúde pré-existentes. A análise é de Clarissa Oliveira no Live CNN.
Essas condições médicas, aliadas às sequelas do episódio da facada ocorrido em 2018 e às frequentes internações hospitalares, constituem argumentos que podem fortalecer o pleito por prisão domiciliar. A idade de Bolsonaro, 70 anos, também é um fator que pode pesar na decisão judicial.
Cenários possíveis
Apesar da expectativa de prisão domiciliar, existe a possibilidade de que Bolsonaro precise cumprir um período inicial em uma cela especial da Polícia Federal ou em estabelecimento prisional, antes de conseguir a transferência de regime.
A decisão final sobre o local de cumprimento da pena dependerá da análise de Alexandre de Moraes e demais magistrados envolvidos no processo, que avaliarão os critérios médicos apresentados. As condições de saúde dos novos exames fortalecem uma estratégia que já estava bem estabelecida pela defesa.
Mesmo no meio político e dentro do governo, há expectativas de que Bolsonaro possa cumprir eventual pena em prisão domiciliar, seja imediatamente após a conclusão da etapa de recursos ou pouco tempo depois. No entanto, nenhum desses cenários está definitivamente estabelecido, e a decisão final caberá ao judiciário.