Analista Clarissa Oliveira, no Live CNN, avalia que lideranças do Congresso Nacional sinalizam falta de consenso para votação do projeto que prevê redução de penas para envolvidos nos atos de 8 de Janeiro Política, -transcricao-de-videos-, 8 de Janeiro, Governo Federal, Manifestações CNN Brasil
As negociações em torno do projeto de lei que prevê anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro continuam em andamento no Congresso Nacional, mas a falta de consenso entre as lideranças indica novo adiamento da votação. Análise é de Clarissa Oliveira no Live CNN.
O relatório, conduzido pelo deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade), não encontrou terreno fértil para avançar nas discussões. “Pelas expectativas nos bastidores, o cenário está muito mais no sentido de redução de pena aos envolvidos no quebra quebra da Praça dos Três Poderes no 8 de janeiro, sem chegar no andar de cima”, avalia a analista.
Resistência política
As lideranças do Congresso Nacional demonstram cautela em relação ao tema, “principalmente na esteira do desgaste da votação da PEC da Blindagem”, explica Clarissa. O assunto, que já mobilizou protestos da sociedade civil, é visto como potencialmente problemático no atual momento político.
A possibilidade de um acordo para votação não está completamente descartada, mas dependeria de uma negociação mais ampla envolvendo outras pautas de interesse do governo federal. No entanto, o discurso de “anistia ampla, geral e irrestrita” não encontrou respaldo significativo nem na sociedade, nem no próprio Congresso.
As discussões nos bastidores indicam que qualquer avanço na matéria estaria condicionado a um acordo mais abrangente entre governo e oposição, possivelmente vinculado à aprovação de agendas estratégicas para ambos os lados.

