O cenário atual apresenta perspectivas promissoras para o Brasil, com negociações importantes em andamento com México, Japão e União Europeia; a análise é de Thais Herédia no CNN Prime Time Macroeconomia, -transcricao-de-videos-, Acordo Mercosul-UE, Comércio exterior, Lula, Mercosul, México, Protecionismo, soberania CNN Brasil
Neste sábado (6), o presidente Lula realizou um pronunciamento sobre o 7 de setembro, defendendo a soberania brasileira e mencionando questões comerciais. A análise é de Thais Herédia no CNN Prime Time.
Segundo a analista, o petista tenta explicar para a população qual é o valor da soberania, um conceito distante para a maioria das pessoas.
Do ponto de vista comercial, o Brasil tem uma oportunidade única de se inserir em um novo modelo global de comércio, superando décadas de isolamento.
Historicamente, o Brasil se manteve como um dos países mais fechados do mundo em termos comerciais, não aproveitando plenamente os benefícios de 40 anos de globalização. O país persistiu com políticas protecionistas e de conteúdo nacional, limitando sua exposição à inovação e tecnologia internacional.
Novos horizontes comerciais
Herédia explica que a necessidade do mundo de se refazer abre portas para o país. O cenário atual apresenta perspectivas promissoras para o Brasil, com negociações importantes em andamento com México, Japão e União Europeia.
O acordo entre Mercosul e União Europeia, em desenvolvimento há 25 anos, mostra sinais de concretização, representando uma oportunidade significativa para o país se adaptar a um novo contexto de abertura comercial.
Esta possível mudança de paradigma pode proporcionar ao Brasil a chance de estabelecer acordos bilaterais importantes e rever suas políticas públicas.