By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Análise: Suspensão de ajuda é golpe para Ucrânia, mas ainda não é fatal 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Análise: Suspensão de ajuda é golpe para Ucrânia, mas ainda não é fatal 
outros

Análise: Suspensão de ajuda é golpe para Ucrânia, mas ainda não é fatal 

Última atualização: 4 de março de 2025 19:11
Published 4 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

EUA suspenderam assistência militar ao país na noite de segunda-feira (3)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: Suspensão de ajuda é golpe para Ucrânia, mas ainda não é fatal no site CNN Brasil.  Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Rússia x Ucrânia, Ucrânia CNN Brasil

Contents
Leia MaisRússia diz estar pronta para ajudar a resolver o “problema nuclear” do IrãVance nega desrespeito a Reino Unido e França após fala sobre força de pazTrump discursa no Congresso em meio a tensão com Ucrânia e guerra comercialUcrânia reduziu dependência do armamento dos EUA

A suspensão da assistência militar dos Estados Unidos à Ucrânia não levará a um colapso repentino das linhas defensivas da nação comandada por Volodymyr Zelensky – mas pode ter um impacto real na guerra a médio prazo, minando as defesas aéreas e as capacidades de ataque de precisão em particular.

As entregas de ajuda dos EUA pela fronteira ocidental da Ucrânia foram interrompidas na noite de segunda-feira (3), três dias após um confronto extraordinário com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na semana passada.

A medida suspende qualquer retirada adicional dos US$ 3,85 bilhões em ajuda militar aprovados pelo Congresso que Trump herdou de seu antecessor, o ex-presidente Joe Biden. Também parece interromper as entregas de equipamento militar já aprovado por Biden.

Leia Mais

  • Rússia diz estar pronta para ajudar a resolver o "problema nuclear" do Irã

    Rússia diz estar pronta para ajudar a resolver o “problema nuclear” do Irã

  • Vance nega desrespeito a Reino Unido e França após fala sobre força de paz

    Vance nega desrespeito a Reino Unido e França após fala sobre força de paz

  • Trump discursa no Congresso em meio a tensão com Ucrânia e guerra comercial

    Trump discursa no Congresso em meio a tensão com Ucrânia e guerra comercial

“É bastante significativo, mas não tão impactante quanto teria sido no início da guerra porque a Ucrânia é muito menos dependente da assistência militar direta dos EUA agora do que antes”, disse Michael Kofman, membro sênior do Carnegie Endowment.

“Mas isso definitivamente afetará a Ucrânia, e o efeito se tornará mais pronunciado depois de alguns meses, à medida que os estoques se esgotarem”, disse ele à Reuters na segunda-feira, pouco antes do corte da ajuda ser anunciado.

Em particular, Kiev pode passar a ter dificuldades para obter substitutos para sistemas sofisticados de defesa aérea usados ​​na defesa contra mísseis russos e para armas de precisão como o sistema de mísseis HIMARS, que é um dos principais sistemas de ataque da Ucrânia, com um alcance de 70 a 85 quilômetros.

Ucrânia reduziu dependência do armamento dos EUA

A Ucrânia dependia fortemente da ajuda militar dos EUA após a invasão russa em fevereiro de 2022, mas sobreviveu a um atraso de meses nos suprimentos no primeiro semestre de 2024, já que os republicanos inicialmente se recusaram a assinar um grande pacote de assistência.

Esse atraso acabou sendo sentido na frente, quando soldados ucranianos reclamaram por meses de escassez significativa de projéteis de artilharia, ajudando a colocar as forças de Moscou de volta na linha de frente após a contraofensiva fracassada da Ucrânia em 2023.

Desta vez, qualquer perda de suprimentos de artilharia dos EUA não deve ser um golpe tão grande, já que a Europa aumentou significativamente seus suprimentos de projéteis e outros países contribuíram direta ou indiretamente.

A Ucrânia agora também usa drones de fabricação nacional para a maioria dos ataques no campo de batalha, disseram especialistas em defesa.

“A artilharia não perdeu seu lugar no campo de batalha, mas vemos que a guerra mudou e agora é baseada em drones. A artilharia precisa estar lá, ela muda as intenções do inimigo, mas a base são os drones”, disse Roman Kostenko, secretário do comitê parlamentar da Ucrânia sobre segurança nacional, defesa e inteligência.

Ele disse que em 2024, 65% dos soldados russos mortos ou feridos pela Ucrânia foram atingidos por drones, enquanto apenas 20% foram atingidos por artilharia, e apenas 10% por artilharia americana.

Mas a perda de projéteis de artilharia de 155 mm, dos quais os Estados Unidos eram o maior fornecedor, parece ser um problema.

“Sei que no momento temos algumas reservas, e acho que, com a intensidade atual dos combates, elas devem durar até meados do verão”, disse ele à Reuters.

Serhiy Rakhmanin, um legislador do comitê parlamentar, disse que muito dependeria agora se os Estados Unidos decidiriam bloquear produtores de países terceiros que detêm licenças de produção dos EUA e estão prontos para continuar fornecendo armas e munições a Kiev.

Os Estados Unidos são o maior doador militar da Ucrânia, tendo entregue ou alocado mais de 64 bilhões de euros (US$ 67 bilhões) desde janeiro de 2022, mostram dados do Instituto Kiel para a Economia Mundial.

A ajuda militar da Europa chega a pouco menos de 62 bilhões de euros.

“Se nossos parceiros europeus tiverem liberdade para agir, se tiverem tempo, desejo, dinheiro e capacidade para nos ajudar, isso não será um desastre”, disse Rakhmanin à Reuters.

Ele destacou em particular os obuses e mísseis de defesa aérea.

Perguntas semelhantes se aplicam ao compartilhamento de dados de inteligência dos EUA e se Washington permitiria que fossem repassados ​​por terceiros países, acrescentou.

Por enquanto, não há sinais de que os Estados Unidos tenham encerrado o compartilhamento de inteligência com a Ucrânia, embora as relações estejam sob grande tensão, pois Washington se envolve diretamente com a Rússia para buscar o fim da guerra na Ucrânia.

“Este é apenas um primeiro passo do desligamento, assim como o reengajamento com a Rússia virá em várias etapas”, disse o Eurointelligence, um think-tank, em uma nota de pesquisa.

“Esta decisão por si só não afetará a guerra de forma material, mas constitui um importante sinal diplomático.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: Suspensão de ajuda é golpe para Ucrânia, mas ainda não é fatal no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Ex de Pedro recebeu notificação extrajudicial da família do ex-BBB; entenda 

Festa do PT marca início da pré-campanha de Lula para eleições 2026 

Exportações de veículos para Argentina desaceleram, diz Anfavea 

Exportação de carne bovina bate recorde histórico em janeiro 

Museu das Amazônias representa o Brasil em prêmio internacional 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Mel Maia volta a aparecer com cabelo liso após transição; veja 

13 de janeiro de 2025
Kesha apoia Cassie Ventura após veredito de Diddy: “Acredito em você” 
Rafa Justus mostra buquê de flores que ganhou de “pessoa especial” 
Veja números do novo reforço do Vitória na última temporada do futebol saudita
Sobrado fica destruido após explosão em cidade brasileira; três pessoas ficam feridas
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?