Para Lourival Sant’Anna, medida do presidente americano é vista como resposta política às falas de Lula na Cúpula do Brics e reforça alinhamento ideológico com Bolsonaro Internacional, -transcricao-de-videos-, Donald Trump, economia, Estados Unidos, Jair Bolsonaro, tarifaço, tarifaço de Trump, Tarifas CNN Brasil
A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros não foi uma surpresa, afirmou o analista de Internacional da CNN Lourival Sant’Anna durante o CNN Arena desta quarta-feira (9). Para o analista, desde segunda-feira (7), último dia da Cúpula do Brics, já se formava uma “tempestade perfeita” entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil.
Segundo análise, a situação reflete uma complexa dinâmica envolvendo três líderes populistas: Donald Trump, Jair Bolsonaro e Lula. A ação de Trump é vista como uma tentativa de exaltar sua própria figura como um “salvador da pátria”, priorizando sua imagem pessoal sobre o desempenho econômico e resultados políticos.
A identificação de Trump com Bolsonaro é evidente, especialmente considerando que ambos questionaram os sistemas eleitorais de seus respectivos países após derrotas nas urnas. E por isso Trump, utiliza o termo “caça às bruxas”, segundo Sant’Anna. Esta afinidade parece ser uma estratégia de Trump para fortalecer sua própria narrativa política.
O episódio também levanta questões sobre a atuação do STF (Supremo Tribunal Federal), com críticas à possível politização de suas ações e ao alcance de sua autoridade em relação a conteúdos removidos da internet.
As declarações de Lula durante a Cúpula do Brics, criticando indiretamente os Estados Unidos, e as discussões sobre a substituição do dólar como moeda de reserva global, são apontadas como fatores adicionais que podem ter motivado a reação de Trump.

