Enchentes atraíram o foco para os sistemas de alerta e as operações de resgate do governo americano Internacional, Donald Trump, Enchentes, EUA, Texas, Trump CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajará para o centro do Texas na sexta-feira (11) para avaliar as consequências de uma enchente catastrófica que matou mais de 100 pessoas e colocou seu governo na defensiva em relação a resposta a desastres naturais.
A cheia do rio Guadalupe, que inundou bairros inteiros em questão de minutos, atraiu o foco para os sistemas de alerta e as operações de resgate do governo – incluindo novos obstáculos burocráticos que atrasaram as fases iniciais de resposta.
A expectativa é que Trump use a viagem para promover o progresso que as equipes de busca e salvamento estão fazendo em terra.
Além disso, o líder americano reprimir as críticas e enfatizar a estreita coordenação da Casa Branca com as autoridades do Texas.
“É óbvio – você vai lá e deixa as pessoas saberem que você se importa com elas”, disse uma pessoa próxima à Casa Branca. “O presidente Trump não quer ver coisas assim acontecerem sob sua supervisão. E ele se vê como um solucionador de problemas.”
Trump, que viajará ao Texas com a primeira-dama Melania Trump, deve se reunir com socorristas na área e receber instruções de autoridades eleitas locais, de acordo com uma autoridade da Casa Branca.
A viagem marca a mais recente demonstração de apoio da Casa Branca ao esforço de recuperação do Texas. Recentemente, autoridades do governo americano pressionaram pela redução das operações de preparação para emergências do governo – ou até mesmo pela eliminação completa da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA).
Incêndios florestais na Califórnia
A ação do republicano contrasta com as críticas do mandatário ao governador da Califórnia, Gavin Newsom, a quem ele criticou duramente em meio à batalha do estado democrata contra incêndios florestais devastadores.
Trump finalmente visitou a Califórnia em sua primeira viagem doméstica após assumir o cargo, cumprimentando Newsom na pista após sua chegada.
Mas, desde então, os dois continuam a discutir sobre um pedido de bilhões de dólares em ajuda para a recuperação da Califórnia, que permanece no estagnada.
“Ele faria isso com o Texas? Provavelmente não”, disse um agente republicano próximo ao governo. “Há uma diferença na forma como ele aborda essas questões, dependendo se é um estado republicano ou um estado democrata.”
Em um comunicado, a porta-voz da Casa Branca, Abigail Jackson, rejeitou a sugestão de que Trump tenha adotado abordagens diferentes para certos estados com base em suas políticas.
“O presidente Trump liderou esforços históricos de recuperação de desastres na Califórnia e na Carolina do Norte – ele está fazendo o mesmo no Texas”, disse Jackson, citando os esforços federais para ajudar a remover rapidamente os escombros no sul da Califórnia e apoiar o processo de limpeza no oeste da Carolina do Norte.