By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Analistas de políticas sociais apontam sobreposição de funções em novas carreiras
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Analistas de políticas sociais apontam sobreposição de funções em novas carreiras
outros

Analistas de políticas sociais apontam sobreposição de funções em novas carreiras

Última atualização: 7 de janeiro de 2025 14:03
Published 7 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A Associação Nacional da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais (Andeps) divulgou nota contra a criação de duas novas carreiras transversais, anunciadas no final do ano, para atuar em diferentes ministérios. A Andeps argumenta que parte das atribuições das novas carreiras já são desempenhadas pelos ATPSs, igualmente uma carreira transversal, o que contraria, na visão da entidade, diretrizes definidas pelo atual governo.

No dia 30 de dezembro, o MGI anunciou a criação de duas carreiras, a de Desenvolvimento Socioeconômico e a de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa, cada uma delas com cada uma delas com 750 cargos. O anúncio foi sucedido da publicação de MP, no dia 31 de dezembro, que oficializa a criação das novas carreiras.

“Serão carreiras que podem atuar em diferentes ministérios. Elas serão geridas pelo Ministério da Gestão, se somando em áreas que as outras carreiras transversais não cobriam. A gente pretende fazer um primeiro concurso, não na totalidade dos cargos que estão sendo criados, provavelmente menos da metade deles, para cada um, ainda em 2025, para que eles possam ingressar em 2026, possivelmente”, afirmou a ministra Esther Dweck, em coletiva no dia 30 de dezembro.

No entanto, de acordo com a Andeps, existe sobreposição e espelhamento de funções, especialmente com a carreira de desenvolvimento socioeconômico. Na nota, a entidade destaca que já executa atividades de assistência técnica em projetos e programas nas áreas emprego e renda, segurança pública e desenvolvimento urbano. Pontua ainda que atua em atividades de apoio ao controle e à auditoria e colaboração na definição de estratégias de execução das atividades de controle e avaliação.

“Fomos pegos totalmente de surpresa. Houve uma conversa em outubro com o MGI, mas o ministério nem mencionou o tema. Em novembro, tivemos um problema no CNU, uma nova conversa, e nada foi dito. Concordamos com o desenvolvimento das carreiras transversais. Achamos, por exemplo, que é importante uma carreira para tratar dos desafios da defesa, mas sem sobreposição aos aspectos de politicas sociais relacionadas à segurança pública. Porém, a criação das novas carreiras, especialmente a socioeconômica, com essa sobreposição de funções, foi um passo atrás”, afirmou a coordenadora de Gestão Institucional e Articulação Política da Andeps, Marcy Figueiredo.

Na avaliação da entidade, os aspectos sociais, típicos da carreira de ATPS, estão alinhados ao conceito de desenvolvimento socioeconômico e à justiça e à segurança, no foco das carreiras que estão sendo criadas.

“Não seria o caso de alterar as atribuições da carreira já existente para abarcar eventuais atribuições ou áreas não contempladas e realizar novos concursos com foco nessas atribuições? A criação de novas carreiras com atribuições semelhantes às da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais é medida totalmente oposta às diretrizes publicadas pelo próprio MGI na Portaria nº 5.127, de 13 de agosto de 2024, que trata da simplificação do conjunto de planos, carreiras e cargos efetivos e agrupamento de carreiras com atribuições semelhantes”, diz a entidade, em nota.

Além de pedir a retirada da criação das duas carreiras da MP, a Andeps defende “a alteração das atribuições da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais para abarcar eventuais atribuições ou áreas não contempladas que denotam clara intersecção de atribuições com as carreiras criadas pela referida Medida Provisória” e o preenchimento dos “cargos vagos da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais”. Segundo a entidade, de 2400 cargos, 734 estão ocupados, além de outros 500 que devem ingressarem pelo CNU.

Pedido de ministérios e ansiedade por nova carreira

No dia 30, durante a entrevista coletiva, a ministra Esther Dweck explicou que, na área de Defesa, o pedido de criação da carreira partiu do próprio Ministério da Defesa, que é uma pasta civil, e foi respaldado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que também percebe a necessidade de uma carreira civil atuar em funções administrativas. No caso da carreira de desenvolvimento socioeconômico, a ministra listou como prioridades o desenvolvimento regional, seja rural ou industrial, além da área econômica.

“Existe uma série de ministérios que estão ansiosos por essa carreira, que poderá atuar em vários ministérios com uma remuneração intermediária do serviço público federal (de R$ 9.711 a R$ 21.070)”, afirmou a ministra, no dia 30.

Além da carreira transversal de ATPS, o Executivo federal já conta com outras três carreiras transversais: Especialistas em Políticas Publicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analistas de Infraestrutura e Analista em Tecnologia da Informação, que igualmente podem atuar em vários órgãos do governo. No governo e entre os principais especialistas no tema há um movimento crescente de estímulo às carreiras transversais, que, no entanto, espera-se que esteja acompanhado da racionalização das demais carreiras e tabelas remuneratórias.

You Might Also Like

Obras emergenciais da ponte sobre o Rio Jequitinhonha são anunciadas; nova estrutura inaugura em 2026

Craque brasileiro do Atlético de Madrid pode acertar com o Flamengo; entenda

VÍDEO: Bolsonaro vai à igreja após Moraes descartar prisão e chora diante das câmeras de TV

Felipeh Campos detona Carolina Dieckmmann após post com foto de Preta Gil; veja vídeo

Líderes europeus pressionam por equilíbrio na relação comercial com a China 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Papa Francisco teve noite tranquila e de repouso, diz Vaticano 

23 de fevereiro de 2025
São Paulo terá semana com clima instável e possibilidade de chuva 
Montadora chinesa GAC abre centro de distribuição de peças no Brasil 
Após suspeita de gripe aviária, Seagri faz inspeção ao redor do Zoo
Lakers x Hawks: horário e onde assistir ao jogo da NBA 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?