Apesar da expectativa de alguns analistas de que a cor da bandeira seria reduzida para amarela, não houve alteração em relação ao mês de outubro Macroeconomia, ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), bandeira tarifária, CNN Brasil Money, Conta de luz, Energia elétrica CNN Brasil
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária para o mês de novembro será vermelha patamar 1.
Isso significa que os consumidores receberão as contas de energia elétrica com adicional de R$ 4,46 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.
Apesar da expectativa de alguns analistas de que a cor da bandeira seria reduzida para amarela, não houve alteração em relação ao mês de outubro.
“O cenário segue desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à redução nos níveis dos reservatórios. Dessa forma, para garantir o fornecimento de energia é necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado, justificando a manutenção da bandeira vermelha patamar 1” diz a Aneel.
A Aneel ainda ressalta que a fonte solar da geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro.
“Por isso, o acionamento das termelétricas continua sendo essencial para atender à demanda”, argumenta a agência reguladora.
Sobre as bandeiras tarifárias
Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa aos consumidores os custos variáveis da geração de energia no Brasil.
Ele considera fatores como o custo variável da produção de energia, disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras.
Com esse sistema, o consumidor passa a ter mais controle sobre sua conta de energia. Por exemplo, ao saber que a bandeira está vermelha, pode reduzir o consumo para economizar.

