Dispositivos da Oura Health e Samsung podem monitorar frequência cardíaca e oxigenação do sangue, mas não medem pressão arterial nem glicemia, alerta especialista Tecnologia, -transcricao-de-videos-, Ciência, Inteligência Artificial CNN Brasil
Os anéis inteligentes estão ganhando destaque no mercado de dispositivos wearables como uma alternativa discreta para monitoramento da saúde. Equipados com sensores similares aos encontrados em relógios inteligentes, estes acessórios são capazes de acompanhar diversos indicadores vitais do usuário.
Entre as principais marcas disponíveis estão a Oura Health, pioneira em popularizar esta tecnologia, e a Samsung, única com vendas oficiais no Brasil atualmente. Os preços destes dispositivos variam entre R$ 1.500 e R$ 2.000, dependendo do modelo e acabamento escolhido.
Como funcionam os anéis inteligentes
Os dispositivos utilizam sensores com luz verde para detectar o fluxo sanguíneo e medir a quantidade de oxigênio dissolvido no sangue, além da frequência cardíaca. O processo é similar ao utilizado pelos smartwatches, com sensores que precisam manter contato constante com a pele para realizar as medições.
Para garantir o funcionamento adequado, os fabricantes enviam previamente um kit de medição, permitindo que o usuário determine o tamanho exato do anel necessário. Uma vez que o tamanho é escolhido, não há possibilidade de ajustes posteriores, e o anel deve ser usado com uma marcação específica alinhada para garantir leituras precisas.
Limitações importantes
É fundamental ressaltar que, diferentemente do que alguns vendedores podem anunciar, os anéis inteligentes não são capazes de medir pressão arterial ou níveis de glicemia. Recentemente, a Anvisa proibiu a comercialização de alguns modelos que alegavam falsamente realizar medição de glicose no sangue.
Para funcionar, o anel precisa ser pareado com um smartphone e, assim como os relógios inteligentes, requer carregamento regular por meio de uma base específica fornecida pelo fabricante. O dispositivo pode ser usado em qualquer dedo, dependendo do tamanho escolhido, embora alguns fabricantes recomendem dedos específicos para melhor precisão nas medições.
Galaxy ring: tudo sobre o anel inteligente lançado no Brasil