By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: ANP sofre pressão na Câmara contra proposta de classificação de gasodutos de transporte
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > ANP sofre pressão na Câmara contra proposta de classificação de gasodutos de transporte
outros

ANP sofre pressão na Câmara contra proposta de classificação de gasodutos de transporte

Última atualização: 12 de agosto de 2025 21:39
Published 12 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi alvo de duras críticas nesta terça-feira (12/8) durante audiência pública sobre as novas regras propostas para a classificação de gasodutos de transporte na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados. Parlamentares, representantes dos estados e executivos do setor de distribuição de gás natural acusaram a agência reguladora de desrespeitar o pacto federativo e gerar insegurança jurídica para agentes do mercado e consumidores.

Contents
Conheça o JOTA PRO Energia, monitoramento jurídico e político para empresas do setorInformações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

A audiência pública da CME foi convocada pelo deputado federal Max Lemos (PDT-RJ) após anúncio de proposta de regulamentação da ANP relativa à classificação dos gasodutos de transporte e distribuição.

Conheça o JOTA PRO Energia, monitoramento jurídico e político para empresas do setor

Em maio, a ANP aprovou a realização de consulta e audiência públicas sobre a minuta de resolução que estabelecerá os critérios técnicos de diâmetro e pressão para caracterização de gasodutos de transporte. De acordo com a agência, a medida busca contribuir para a harmonização regulatória das atividades de transporte de gás natural.

De acordo com a Constituição Federal e a Lei 14.134/2021 (Lei do Gás), o transporte de gás natural é de competência da União, enquanto a distribuição cabe aos estados. Por um lado, a rede de transporte tem gasodutos maiores e é praticamente monopolizada pela Petrobras, enquanto o setor de distribuição geralmente usa canos menores e tem maior concorrência.

Para os críticos da iniciativa da ANP, as novas regras podem acabar levando à reclassificação de gasodutos maiores que atualmente integram a rede de distribuição, invadindo competência dos estados. Também foi apontado que as novas regras seriam aplicadas retroativamente a partir da data de publicação da Lei do Gás, colocando em risco contratos firmados ao longo dos últimos quatro anos.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Durante a audiência pública da CME, o presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Marcelo Mendonça, afirmou que a proposta de minuta da ANP inviabilizaria o mercado de distribuição. Ele citou estimativas de que 25% dos gasodutos de distribuição da Bahia e do Rio de Janeiro seriam enquadrados como gasodutos de transporte pelas novas regras; no caso de Minas Gerais, 60% da rede poderia ser afetada.

Deputados acusaram a ANP de formular uma proposta sem ouvir o Congresso. “Por que não se discutiu antes? Por que não se ouviu representantes do setor no Congresso Nacional?”, questionou o deputado General Pazuello (PL-RJ). “Nós representamos o povo brasileiro. Nós ouvimos o setor que traz para nós as suas demandas.”

A diretora interina da ANP, Patrícia Baran, defendeu a proposta de minuta, e afirmou que ela atende aos requisitos da Lei do Gás e do decreto regulatório. Ela argumentou que gasodutos de distribuição que se enquadrem nos critérios de transporte não serão reclassificados caso fique demonstrado que o interesse local prevalece sobre considerações nacionais.

A representante da agência reguladora ressaltou que agentes interessados podem apresentar contribuições na consulta e audiência públicas. “Vamos ver como foram feitas as contribuições. Ninguém vai morrer agarrado a esses parâmetros”, disse.

Está programada para esta quarta-feira (13/8) audiência pública da ANP para discutir o tema. A expectativa é de que o texto final da minuta seja publicado em 30 de outubro.

You Might Also Like

Segunda (26) no Pelô teve Cortejo Afro com Daniela Mercury, Xarope MC com DJ Lobu  e Aulão de Pagode baiano

PCGO usou helicóptero em busca por corpo de corretora em Caldas Novas. Veja vídeo

25ª edição do Festival de Verão Salvador inaugura nova sede e reafirma potência da música brasileira

Análise: Caiado no PSD e o efeito dominó na política baiana

Lula reage após Flávio Bolsonaro chamá-lo de “antissemita”; confira

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

“Perdão a todo mundo”, diz cantor João Lima após agredir esposa 

26 de janeiro de 2026
Caso Igor Peretto: audiência envolvendo o crime retorna em maio 
Bola de Ouro: jornal espanhol cutuca Vinicius Jr. após queda de posições 
Delicatessens de bairros nobres de Salvador são autuadas por comercializar produtos fora da validade
Fundação José Carvalho celebra 50 anos de compromisso com a educação transformadora na Bahia
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?