By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Ansiedade: cientistas descobrem ligação biológica com a gordura corporal 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Ansiedade: cientistas descobrem ligação biológica com a gordura corporal 
outros

Ansiedade: cientistas descobrem ligação biológica com a gordura corporal 

Última atualização: 7 de maio de 2025 10:00
Published 7 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O novo estudo descreve pela primeira vez a via biológica pela qual o tecido adiposo influencia os sistemas cerebrais ligados à ansiedade
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ansiedade: cientistas descobrem ligação biológica com a gordura corporal no site CNN Brasil.  Saúde, Ansiedade, Metabolismo, Obesidade CNN Brasil

Contents
Leia maisColchões infantis podem liberar químicos tóxicos durante o sono, diz estudoUnhas fracas, quebradiças ou espessas podem indicar problemas de saúdeExercícios ajudam a evitar que dor muscular aguda se torne crônicaComo os cientistas descobriram a ponte física entre corpo e mente?Implicações da descoberta da via biológica entre tecido adiposo e ansiedade

Geralmente, as pessoas imaginam a relação entre ansiedade e obesidade de uma forma simplista, acreditando que pessoas ansiosas comem “para acalmar as emoções”, ou, de forma inversa, que pessoas obesas ficam ansiosas devido à pressão social e o estigma de não conseguir controlar a alimentação.

Agora, um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, identificou um link real, fisiológico, entre a gordura corporal (tecido adiposo) e a ansiedade. A descoberta transforma nossa compreensão da relação entre metabolismo e saúde mental.

Leia mais

  • Colchões infantis podem liberar químicos tóxicos durante o sono, diz estudo

    Colchões infantis podem liberar químicos tóxicos durante o sono, diz estudo

  • Unhas fracas, quebradiças ou espessas podem indicar problemas de saúde

    Unhas fracas, quebradiças ou espessas podem indicar problemas de saúde

  • Exercícios ajudam a evitar que dor muscular aguda se torne crônica

    Exercícios ajudam a evitar que dor muscular aguda se torne crônica

Publicado recentemente na revista Nature Metabolism, o estudo afirma que “o estresse psicológico altera tanto o comportamento quanto o metabolismo para proteger os organismos”.

Segundo os autores, quando experimentamos estresse psicológico, nosso corpo ativa o mecanismo de “luta ou fuga”. Esse alerta de estresse desencadeia a “lipólise”, um processo de quebra das gorduras armazenadas na corrente sanguínea em ácidos graxos e glicerol (para uso como fonte de energia).

Quando são liberadas, essas gorduras ativam células do sistema imunológico que passam a liberar uma proteína com função hormonal chamada GDF15. Essa substância viaja pela corrente sanguínea até o cérebro, onde se liga a um receptor (GFRAL). Essa interação ativa circuitos neurais associados à ansiedade.

Como os cientistas descobriram a ponte física entre corpo e mente?


Resumo esquemático do mecanismo do comportamento ansioso mediado por GDF15 • Logan Townsend et al., Nature Metabolism, 2025

Em vez de apenas observar as correlações estatísticas entre obesidade e ansiedade, como os estudos anteriores, os pesquisadores da Universidade McMaster testaram suas hipóteses “por meio de uma série de experimentos meticulosamente planejados envolvendo camundongos”, explica um release.

Para simular as respostas de “luta ou fuga”, os roedores receberam injeções no abdômen, de adrenalina ou solução salina. O chamado hormônio do estresse induziu comportamentos ansiosos sem alterar a atividade geral. Amostras de tecido adiposo e soro foram coletadas após uma hora.

A análise do tecido adiposo branco gonadal e do soro revelou mecanismos-chave desencadeados pela adrenalina. Esses sinais sugerem que alterações metabólicas periféricas podem modular respostas cerebrais ligadas à ansiedade, estabelecendo uma ponte física entre corpo e mente.

Na prática, o estudo mostra pela primeira vez como substâncias inflamatórias ou hormonais, liberadas pelo tecido adiposo em resposta ao estresse, conseguem atravessar a barreira sangue-cérebro, e influenciar circuitos neurais, provando que obesidade e ansiedade compartilham bases biológicas.

Ao mostrar que há mecanismos biológicos reais envolvidos, a pesquisa questiona o mito de que problemas de saúde (tanto a obesidade quanto a ansiedade) são consequências de escolhas comportamentais ruins ou falhas morais.

Além de reduzir julgamentos, os autores conseguem demonstrar que o tecido adiposo não é apenas armazenamento passivo de energia, mas um órgão endócrino ativo, capaz de influenciar processos cerebrais.

Implicações da descoberta da via biológica entre tecido adiposo e ansiedade


Em vez de atuar só no cérebro ou no comportamento, o estudo propõe intervir nos processos químicos do corpo • Rawpixel.com/Freepick

Para o autor sênior do estudo, Gregory Steinberg, “Compreender a ligação entre tecido adiposo e ansiedade abre novos caminhos para pesquisas e possíveis tratamentos”. A expectativa, segundo o especialista em ciências da saúde, é que a descoberta possa beneficiar pessoas com ansiedade.

Já para o primeiro autor do artigo, Logan Townsend, pós-doutorando na McMaster, o estudo dá ao tratamento para a ansiedade um enfoque diferente do habitual. Em vez de atuar só no cérebro ou no comportamento, a ideia é intervir nas vias metabólicas, ou seja, nos processos químicos do corpo.

Isso inclui, por exemplo, bloquear moléculas como o GDF15, já testadas contra o câncer. Ao interromper sinais inflamatórios ou hormonais liberados pela gordura sob estresse, é possível romper o ciclo que liga alterações adiposas à ansiedade, sugere Townsend.

Em última instância, o estudo atual ressignifica nossa compreensão da relação entre corpo e mente. Além de sugerir que a gordura corporal não é só o resultado passivo de hábitos alimentares, os autores mostram que ela influencia ativamente estados mentais por meio de sinalizações bioquímicas.

Associação propõe novos critérios para diagnóstico da obesidade

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ansiedade: cientistas descobrem ligação biológica com a gordura corporal no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Quadras no escuro: falta de iluminação na Asa Norte assusta moradores

Lula diz que acordo é possível, mas não será fechado em reunião com Trump 

Implicações da decisão do STF sobre a inclusão de empresas na execução trabalhista

Lula comenta tensões no Caribe e defende respeito à constituição dos países 

Cadê Givaldo? Após fama, veja como estão “mendigo transão”, personal e influenciadora

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Amil lidera vendas de planos de saúde no 1º semestre 

12 de agosto de 2025
Raquel Lyra tem aprovação de 51% em Pernambuco, diz Quaest 
Vacinas mais modernas podem prevenir pandemia de gripe aviária 
Homem foge após cravar prego no pescoço da namorada
Quem é Virginia Fonseca, que depôs à CPI das Bets nesta terça-feira 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?