By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Anvisa aprova novas regras para uso da cannabis medicinal no Brasil 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Anvisa aprova novas regras para uso da cannabis medicinal no Brasil 
outros

Anvisa aprova novas regras para uso da cannabis medicinal no Brasil 

Última atualização: 28 de janeiro de 2026 13:50
Published 28 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

Decisão amplia terapias à base de cannabis medicinal e regula publicidade de produtos derivados  Brasil, -agencia-cnn-, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Cannabis CNN Brasil

Contents
Leia MaisAnvisa interdita medicamento de canabidiol comprado pela Prefeitura de SPTrump flexibiliza restrições à maconha nos EUA; entenda o que aconteceAlém da Embrapa, quem pode cultivar cannabis no Brasil?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou novas regras para a exploração da cannabis medicinal no Brasil, nesta quarta-feira (28). A decisão amplia o acesso de medicamentos à base cannabis medicinal para pacientes prescritos. 

A resolução da diretoria colegiada autoriza a venda do fitofármaco canabidiol em farmácias de manipulação. O processo segue uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determina a definição de regras até 31 de março. 

Pacientes com doenças debilitantes também passam a acessar tratamentos com maior concentração de canabinóides. 

Após a aprovação, as regras entram em vigor após seis meses. Desde 2015, a Anvisa autoriza a importação de medicamentos à base de cannabis e fiscaliza produtos comercializados por associações e farmacêuticas do setor.   

Thiago Campos, diretor da Anvisa e relator, propôs a aprovação da RDC 327/2019 com ressalvas à RDC 660/2022, que deve sofrer ato normativo independente para obter critérios claros, parâmetros de qualidade e marcos regulatórios específicos.

O voto do relator foi acompanhado pela maioria do colegiado e estabelece que a manipulação de medicamentos ainda é restrita ao momento atual de regulamentação, a decisão provoca uma via regulatória adicional. 

A RDC 660/2022 define os critérios e os procedimentos para a importação de produtos derivados de cannabis e autorização do uso de nome comercial. Os dispositivos geram complexidade adicional às denominações e padronizações da agência, que deve deliberar em novo ato regulatório.

A aprovação das novas normas para cultivo e produção é celebrada por associações, pacientes, instituições científicas e farmacêuticas, que percebem avanço a partir da decisão. No Brasil, há cerca de 500 decisões judiciais para o plantio de pessoas físicas ou jurídicas. 

“Queremos desenvolver e aprimorar o mercado nacional, onde todos tenhamos o mesmo nível regulatório e que possamos responder à oferta internacional, diminuindo a dependência de produtos importados”, destacou Helder Dario, diretor científico da FarmaUSA. 

Leia Mais

  • Anvisa interdita medicamento de canabidiol comprado pela Prefeitura de SP

    Anvisa interdita medicamento de canabidiol comprado pela Prefeitura de SP

  • Trump flexibiliza restrições à maconha nos EUA; entenda o que acontece

    Trump flexibiliza restrições à maconha nos EUA; entenda o que acontece

  • Além da Embrapa, quem pode cultivar cannabis no Brasil?

    Além da Embrapa, quem pode cultivar cannabis no Brasil?

“O país tem condições para priorizar o desenvolvimento de produtos que ainda não fazem parte do portfólio industrial, como medicamentos a base de THC”, disse Gislaine Gutierrez, vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa). 

Beatriz Marti Emygdio, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), explica as limitações impostas sobre a pesquisa e cultivo de cannabis.“O limite de THC deve permanecer em cultivos industriais, mas a pesquisa pode correr sem essa limitação”, disse à CNN Brasil. 

Outro aspecto discutido se refere à competitividade dos materiais brasileiros. “A restrição de qualquer exportação, seja na indústria ou pesquisa, compromete o protagonismo do país em iniciativas com a cannabis”, explicou. 

Em novembro, a pesquisa da Embrapa sobre o cultivo de cannabis já havia sido aprovada pela Anvisa. O Grupo de Trabalho de regulamentação científica para a pesquisa contou com a participação de 31 instituições e 132 pesquisadores. 

A Nota Técnica entregue à Anvisa formalizou a identificação e formalização dos cenários para o desenvolvimento de pesquisas sobre o cultivo da planta no país. 

Michele Farran, fundadora da Cannabis Company, celebrou o avanço proposto pela Anvisa. “Será bom para a indústria brasileira de cannabis que pode começar de fato com o início do cultivo e comercialização”, afirmou à CNN Brasil. 

“A expectativa da nacionalização da produção deste insumo é o baixo custo e maior acessibilidade para o consumidor que busca mais os tratamentos à base de cannabis”, ressaltou.  

Farran indica que a abertura de novos negócios e estímulo à indústria e produção surgem com medidas favoráveis de agências de regulamentação. “As pessoas se interessam e passam a conhecer mais sobre os tratamentos, isso é positivo para o setor”, explicou.  

Importações individuais guiam o uso de produtos a base de canabidiol, entre 2015 e 2025, mais de 660 mil autorizações individuais de importações foram registradas. Ao todo, 49 produtos de 24 empresas são aprovados pela Anvisa e disponíveis para a comercialização em farmácias. 

O mercado de Cannabis Medicinal no Brasil deve crescer com o avanço da pesquisa nacional. Segundo estimativa da consultoria Kaya, esse mercado deve movimentar R$ 1 bilhão em 2026.

O registro de materiais no Ministério da Agricultura e Pecuária também é uma das etapas esperadas até a regulamentação para o cultivo. Países como Nova Zelândia e Colômbia já trabalham com registros oficiais de produtos cultivados e comercializados.   

 

You Might Also Like

Grupo de mulheres juristas defende juíza que concedeu liberdade a piloto

Em briga por herança, Suzane von Richthofen solda portão da casa do tio para preservar patrimônio

Durante onda de frio, Ucrânia e Moldova sofrem apagões na rede elétrica 

Vitória avança por contratação de Diego Tarzia e detalhes da negociação são revelados; confira

Morre paciente transferido durante incêndio no Instituto do Câncer em SP 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Trump não diz se os EUA atacarão o Irã, mas diz que é tarde para conversas 

18 de junho de 2025
Vai parar? Edinson Cavani, do Boca Juniors, revela planos para o futuro 
Filha de Lindomar Castilho diz se perdoou pai por matar a mãe durante show 
Brasília x Pinheiros: horário e onde assistir ao jogo da Superliga Feminina 
Patrícia Ramos rebate fã que lhe acusou de ser ignorante em encontro: “sempre o capeta”
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?