Foram realizadas 2.000 entrevistas, entre os dias 16 e 21 de outubro; margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos Política, Aprovação, Governo Lula, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é visto como ruim ou péssimo por 44,9% dos brasileiros, já 32,9% o acham bom ou ótimo, segundo mostrou a pesquisa Apex/Futura divulgada nesta quinta-feira (23).
Os que acham regular são 19,8%. Não sabe ou não responderam somam 2,3%.
Ao todo, foram realizadas 2.000 entrevistas, entre os dias 16 e 21 de outubro; a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em relação ao mês passado, a porcentagem dos que avaliaram o presidente como ruim diminuiu, estando antes em 48,5%.
Já a avaliação positiva, oscilou para baixo, antes avaliada em 33,2%.
Os resultados recentes mostram uma leve redução da avaliação negativa do Governo Federal em relação a setembro, mas, entretanto, não altera a avaliação da maioria crítica, que já está consolidado desde o início do segundo semestre.
O movimento também ocorre em um cenário de crescente polarização e desgaste do governo, marcado por debates sobre reformas econômicas, tributação e políticas sociais.
A percepção negativa sobre a economia — apontada por mais da metade dos entrevistados como “pior do que há quatro anos” — e a avaliação de que a corrupção aumentou nos últimos três anos ajudam a explicar a tendência de queda na aprovação.
Com a eleição presidencial de 2026 no horizonte, os números reforçam o desafio do governo em recuperar apoio popular, especialmente diante da presença de nomes como Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL) em cenários testados pela pesquisa, que indicam disputas acirradas no primeiro e segundo turnos.

