By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Após crítica de Motta, Barroso minimiza gastos do judiciário em abertura do ano do STF
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Após crítica de Motta, Barroso minimiza gastos do judiciário em abertura do ano do STF
outros

Após crítica de Motta, Barroso minimiza gastos do judiciário em abertura do ano do STF

Última atualização: 3 de fevereiro de 2025 15:53
Published 3 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em discurso de abertura do Ano Judiciário, nesta segunda-feira (3/1), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse que a Corte é “contra todo tipo de abuso” em relação a gastos.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Barroso destacou que o Judiciário federal vive com o mesmo orçamento desde 2017, acrescido somente da inflação e do aumento decorrente da Lei do Arcabouço Fiscal (Lei Complementar 200/2023), e que no ano passado devolveu R$ 406 milhões não gastos ao Tesouro. “É preciso não supervalorizar críticas que muitas vezes são injustas ou frutos da incompreensão do trabalho dos juízes” afirmou Barroso.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

A declaração de Barroso ecoa o recado do novo presidente da Câmara, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), ao Supremo. Em seu discurso de posse como presidente da Câmara no sábado (1/2), Motta cobrou maior transparência do Judiciário sobre os gastos públicos. “Na questão da transparência, o que não pode haver é opacidades e transparências relativas. Porque o princípio é da igualdade entre os Poderes”, disse. O parlamentar também sugeriu a criação de uma plataforma integrada com todos os Poderes para que todos os brasileiros possam acompanhar as despesas em tempo real.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O presidente da Câmara estava presente na cerimônia desta segunda-feira no Supremo junto ao também recém-eleito presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil – AP) e do presidente Lula (PT), que optaram por não discursar. Além das autoridades e dos outros dez ministros, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, compuseram a mesa central do plenário do Supremo.

A eleição dos chefes das Casas Legislativas, neste final de semana, foi referenciada por Barroso, que destacou as votações expressivas para Motta e Alcolumbre. “Aqui estamos, os presidentes dos três Poderes. O presidente Lula, que foi eleito com mais de 60 milhões de votos. O presidente David Alcolumbre, eleito com consagradores 73 votos em 81 senadores. E o presidente Hugo Motta, segundo candidato mais votado na história da Câmara dos Deputados, com 444 votos em 513”, afirmou.

Barroso referenciou a união entre os Três Poderes e os atos antidemocráticos do 8 de Janeiro: “aqui deste plenário, que foi invadido, queimado, inundado e depredado com imensa fúria antidemocrática, nós celebramos a vitória das instituições e a volta do país à normalidade plena, com idealismo e civilidade”.

Mas também destacou a diferença de natureza do papel do Supremo, que descreveu como “imune às paixões políticas da cada momento”. “Lembro que todas as democracias reservam uma parcela de poder para ser
exercida por agentes públicos que não são eleitos pelo voto popular, para que permaneçam imunes às paixões políticas de cada momento”, disse.

“O título de legitimidade desses agentes é a formação técnica e a imparcialidade na interpretação da Constituição e das leis. Nós decidimos as questões mais complexas e divisivas da sociedade brasileira. E, naturalmente, convivemos com a insatisfação de quem tem interesses contrariados”, declarou.

You Might Also Like

PT tem gasto milionário com produtora do “hino neutro” de Boulos

Filhos de Cid Moreira apontam suposta fraude em testamento do jornalista; saiba detalhes

VÍDEO: Homem é morto por parentes a pauladas em suposta briga por herança na Bahia

Macron participará de reunião com Trump e Zelensky na Casa Branca 

Presidente do PSDB aposta em apoio de bolsonarista a Ciro em 2026

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Jerônimo diz que há conversas para criar plano municipal de segurança após onda de violência em Feira de Santana

16 de dezembro de 2024
Premiê húngaro alerta para “risco” de entrrada da Ucrânia na União Europeia 
Presidente paraguaio: caso de espionagem do Brasil reabre feridas da guerra 
Luto e celebração: homenagem a Diogo Jota marca jogo de Portugal na Euro 
Ipsos-Ipec: após três anos, rejeição a casamento homoafetivo supera apoio 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?