Bola de modelo Ecoknit S11 foi alvo de reclamações de jogadores de Santos e Corinthians
Este conteúdo foi originalmente publicado em Após críticas de Neymar, Penalty diz que bola segue nova orientação da Fifa no site CNN Brasil. Futebol, Campeonato Paulista, CNN Esportes, Futebol brasileiro, Neymar CNN Brasil
Após críticas de Neymar, a Penalty, marca que confecciona a bola utilizada no Campeonato Paulista, se pronunciou. Em nota oficial, a empresa ressaltou que a bola segue todas as orientações da Fifa.
No comunicado, a Penalty revelou que a bola está “mais rápida e dinâmica”, além de reconhecer que que a mudança pode ter “impacto na adaptação dos jogadores, especialmente em campos com mais irregularidades” – leia a nota completa abaixo.
Polêmica
Na derrota do Santos para o Corinthians, por 2 a 1, na Neo Química Arena, Neymar criticou a Penalty, fornecedora da bola do Campeonato Paulista.
“Desde já, a Penalty, tem que melhorar essa bola aí. O Filipe Luís (técnico do Flamengo) falou e eu concordo, tem que melhorar para ajudar o nosso campeonato”, disse o ídolo do Santos.
Quem também reclamou da qualidade da bola foi o goleiro corintiano Hugo Souza. Na coletiva de imprensa após a vitória do Timão sobre o Peixe, o camisa 1 não poupou palavras para decretar que “a bola é horrível”.
Nota Penalty
A Penalty, em parceria com a Federação Paulista de Futebol, vem a público se manifestar diante das críticas emitidas em relação à bola oficial do Paulistão Sicredi 2025 nesta quarta-feira (12):
A Penalty e a FPF reafirmam seu compromisso com a qualidade, a inovação e o desenvolvimento do futebol, sempre ouvindo atentamente o feedback de atletas, treinadores e corpo técnico dos clubes para aprimorar seus produtos e garantir o mais alto nível de desempenho. A Penalty Ecoknit S11, modelo da bola do Paulistão Sicredi 2025, é certificada pela FIFA (“FIFA Quality Pro” – FIFA Quality Programme for Footballs – certificado n°1007545) e habilitada para campeonatos Mundiais e Intercontinentais.
Seguindo a orientação da FIFA, a bola para 2025 evoluiu e está mais rápida e dinâmica. Tanto é verdade que este ano as partidas apresentam uma média maior de gols, com um crescimento de 19% em 2025 (2,4 gols por partida) vs 2024 (2,02 gols por partida), resultando em uma competição ainda mais atraente para o público.
A Penalty reconhece que essa mudança pode ter um impacto na adaptação dos jogadores, especialmente em campos com mais irregularidades.
A Penalty informa que entrará em contato com todos os clubes envolvidos no Paulistão Sicredi para ouvir os protagonistas do futebol —atletas e treinadores— e entender todos os pontos de críticas e sugestões para uma evolução constante da tecnologia e, principalmente, do resultado em campo de suas bolas.
Por fim, destacamos que a Penalty está constantemente atualizada com a FIFA e as entidades parceiras, contribuindo para o melhor resultado do esporte.
Sobre a Penalty
Fundada em 1970, a Penalty é uma marca 100% brasileira especializada no desenvolvimento e produção de artigos esportivos. Com três unidades fabris (duas na Bahia e uma na Paraíba), dedicadas à fabricação de bolas, calçados, confecção e acessórios, a empresa se destaca como a maior comercializadora de bolas no Brasil. Referência mundial no setor, a marca oferece produtos para 22 modalidades esportivas distintas e possui distribuição em países da África, América do Sul e Central, Ásia e Europa. Patrocinadora de equipes e atletas de destaque, a Penalty reafirma seu compromisso com a qualidade e inovação no esporte.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Após críticas de Neymar, Penalty diz que bola segue nova orientação da Fifa no site CNN Brasil.