By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Após entregar defesa, Bolsonaro aguarda definição de Moraes sobre prisão 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Após entregar defesa, Bolsonaro aguarda definição de Moraes sobre prisão 
outros

Após entregar defesa, Bolsonaro aguarda definição de Moraes sobre prisão 

Última atualização: 23 de julho de 2025 03:00
Published 23 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em manifestação ao Supremo, advogados afirmaram que ex-presidente jamais teve a intenção de violar cautelares e não pode ser punido por atos de terceiros  Política, Alexandre de Moraes, Jair Bolsonaro, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil

Contents
Leia Mais:Defesa diz que Bolsonaro manterá silêncio até resposta de MoraesEntorno de Bolsonaro não aposta em prisão preventivaDeputados da oposição exibem bandeira de Trump em reunião na Câmara

Após entregar ao STF (Supremo Tribunal Federal) explicações sobre a declaração dada à imprensa na segunda-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aguarda uma definição de seu futuro pelo ministro Alexandre de Moraes.

Na terça-feira (22), os advogados de Bolsonaro disseram que ele “jamais considerou” que estava impedido de conceder entrevistas, já que as medidas cautelares impostas inicialmente não proibiam expressamente declarações aos meios de comunicação.

A defesa pediu que Moraes esclareça o alcance das medidas cautelares. Disse ainda que o ex-presidente observa “rigorosamente” as regras impostas e que não fará mais manifestações públicas até que a Corte torne mais objetivos os termos exatos das proibições.

Leia Mais:

  • Defesa diz que Bolsonaro manterá silêncio até resposta de Moraes

    Defesa diz que Bolsonaro manterá silêncio até resposta de Moraes

  • Entorno de Bolsonaro não aposta em prisão preventiva

    Entorno de Bolsonaro não aposta em prisão preventiva

  • Deputados da oposição exibem bandeira de Trump em reunião na Câmara

    Deputados da oposição exibem bandeira de Trump em reunião na Câmara

O ministro agora pode apresentar um parecer sobre a manifestação da defesa. Entre as possibilidades, estão atender ao pedido e deixar mais claras as cautelares, proibindo objetivamente entrevistas e declarações à imprensa; solicitar que a PGR (Procuradoria-Geral da República) opine se houve descumprimento das medidas; pedir diretamente a prisão preventiva de Bolsonaro; ou ainda não tomar providência alguma.

Na manifestação, a defesa argumentou que a concessão de entrevistas não poderia ser interpretada como violação de medidas cautelares.

Para os advogados, não havia uma proibição expressa que impedisse o ex-presidente de falar com veículos de imprensa. Eles argumentam que a replicação dessas entrevistas nas redes sociais de terceiros foge de seu controle, já que qualquer um pode divulgá-las em seus perfis.

“Uma entrevista pode ser retransmitida, veiculada ou transcrita nas redes sociais. E tais atos não contam com a participação direta ou indireta do entrevistado, que não pode ser punido por atos de terceiros”, dizem os advogados.

Na última segunda-feira, Moraes publicou despacho que proibia Bolsonaro de usar redes sociais de forma direta ou indireta. Na prática, a medida inviabilizaria o ex-presidente de dar entrevistas ou qualquer declaração pública sem correr risco de prisão.

Logo após o despacho do ministro, porém, Bolsonaro fez uma visita à Câmara dos Deputados e falou brevemente com jornalistas e apoiadores. Ele mostrou a tornozeleira eletrônica e disse que somente a “lei de Deus” é válida para ele. O episódio foi amplamente divulgado nas redes sociais.

Horas depois, o ministro deu o prazo de 24 horas para os advogados explicarem a ação do ex-presidente. No despacho, Moares afirmou que Bolsonaro agiu com intenção clara de ter o momento exibido nas plataformas digitais.

À CNN, o professor e coordenador do curso de Direito da ESPM, Marcelo Crespo, afirma que o controle sobre a publicação de terceiros é impossível e que entende a decisão do Moraes como “exagerada”.

“Eu entendo que é uma decisão exagerada, especialmente nesse ponto, porque não há como qualquer órgão judiciário, qualquer juiz, ministro que seja, acompanhar as manifestações. E da mesma forma é impossível que o réu, o acusado, consiga controlar comportamentos de terceiros”, disse Crespo.

O professor explica que o caso de Bolsonaro é de interesse público nacional e internacional e, por isso, é natural que toda a imprensa busque noticiá-lo. Segundo ele, as determinações de Moraes precisam ser mais objetivas, sob o risco de perderem credibilidade.

“Proibir que ele dê ativamente entrevistas é algo que é mais controlável, é mais fácil da gente conseguir dizer objetivamente se ele fez ou não fez. Agora, de uma outra forma, impedir e envolver terceiros, me parece que entra naquele roll de decisões que ficam difíceis de exigir o cumprimento”, afirmou.

Ontem, a Primeira Turma do STF referendou as medidas cautelares impostas ao ex-presidente. A ministra Cármen Lúcia e os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin, presidente da Turma, seguiram o relator. O ministro Luiz Fux divergiu.

O ex-presidente está sob uso de tornozeleira eletrônica e deverá cumprir com recolhimento domiciliar entre 19h e 7h, de segunda a sexta-feira, e em tempo integral aos finais de semana e feriados.

Ele também não pode usar as redes sociais nem manter contato com o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos alegando buscar sanções americanas contra Moraes e o STF.

Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão pela PF (Polícia Federal) na última sexta-feira (18), em operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes.

 

You Might Also Like

Entre legado e renovação: o papel das gerações na PGE-SP

Polícia acaba com a farra da “Noite das Saveiros”; veja vídeos

Diretor da CBF anuncia reformulação da Copa do Nordeste para 2026; saiba detalhes

Ex-BBB Giovanna Lima mostra mãos cheias de calos e explica motivo

Empresário e família são feitos reféns durante assalto no Piauí 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Governo limita gastos a 1/18 até sanção do Orçamento 

21 de março de 2025
Show de Anitta tem palavrões censurados pela Globo
Trump vai ao Federal Reserve e critica, ao lado de Powell, taxa de juros 
Jeep Compass, Commander e Renegade 1.3 turbo 2025 agora têm 176 cv
VW T-Cross, Nivus e Virtus começam 2024 até R$ 3.800 mais caros
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?