Programa “Carreta da Saúde da Mulher” havia interrompido os atendimentos no Complexo do Alemão devido a operação contra o Comando Vermelho, realizada nessa terça-feira (28) Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Megaoperação, Serviços CNN Brasil
Após megaoperação policial no Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde, junto com a secretaria de saúde da cidade do Rio de Janeiro, retomou, nesta quarta-feira (29), os atendimentos prestados pela “Carreta da Saúde da Mulher”, no Complexo do Alemão.
Conforme o ministério, durante a Operação Contenção, realizada na terça-feira (28), os profissionais de saúde, diante dos riscos, interromperam os serviços de consultas, exames e biópsias.
Do total de 60 pacientes agendadas, 13 foram atendidas.
A ação do programa “Agora Tem Especialistas” funciona desde a última sexta-feira (24) no Complexo do Alemão, com a oferta de serviços de prevenção e diagnóstico de câncer de mama e de colo do útero.
Ao todo, 28 carretas funcionam em todo o país durante o mês Outubro Rosa.
Megaoperação
A operação conjunta das Polícias Civil e Militar mobilizou cerca de 2.500 agentes, com o objetivo principal de frear o avanço territorial da facção Comando Vermelho e cumprir uma centena de mandados de prisão contra criminosos nos Complexos do Alemão e da Penha. Dentre os alvos, 30 são de outros estados, com destaque para membros da facção no Pará, que estariam escondidos nessas regiões.
A ação policial é resultado de mais de um ano de investigação conduzida pela DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes).
Até o momento, 81 pessoas já foram presas e 75 fuzis foram apreendidos. Dentre elas, está um suspeito apontado como operador financeiro de Edgar Alves de Andrade, conhecido como “Doca” ou “Urso”, um dos chefes do CV.
A intensidade dos tiroteios também causou vítimas entre agentes e moradores. Três moradores foram vítimas de bala perdida e socorridos no Hospital Getúlio Vargas. Pelo menos outros dois policiais também estão feridos após serem baleados.
Segundo a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, até a manhã desta quarta-feira (29), já foram registradas mais de 130 mortes após a megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro nos complexos da Penha e do Alemão.
*Sob supervisão de AR.

