Os EUA foram notificados da decisão de realizar ataques no enclave palestino, informou uma autoridade americana à CNN Internacional, Hamas, Israel, Oriente Médio CNN Brasil
O vice-presidente dos EUA, JD Vance, disse nesta terça-feira (28) que o cessar-fogo em Gaza estava sendo mantido, apesar dos ataques israelenses na Cidade de Gaza e das acusações mútuas de violações por parte de Israel e do Hamas.
“O cessar-fogo está se mantendo. Isso não significa que não haverá pequenas escaramuças aqui e ali”, disse Vance aos repórteres.
“Sabemos que o Hamas ou outra organização dentro de Gaza atacou um soldado (militar israelense). Esperamos que os israelenses respondam, mas acredito que a paz do presidente se manterá apesar disso”, acrescentou.
Mais cedo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, instruiu os militares a realizarem “ataques imediatos e poderosos na Faixa de Gaza”, afirmou seu gabinete em um breve comunicado.
Os EUA foram notificados da decisão de realizar ataques em Gaza, informou uma autoridade americana à CNN.
Uma autoridade militar afirmou que o Hamas atacou tropas israelenses a leste da chamada Linha Amarela, que separa Gaza ocupada por Israel do restante do território.
As tropas, na região de Rafah, no sul de Gaza, foram alvo de disparos e atiradores de elite, disse a autoridade.
O ministro da Defesa, Israel Katz, disse que o Hamas pagaria um “alto preço” pelo ataque aos soldados das Forças de Defesa de Israel (IDF) e prometeu que Israel responderia “com grande força”.

