By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Após prisão, Duterte é levado sob custódia e aguarda julgamento pelo TPI 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Após prisão, Duterte é levado sob custódia e aguarda julgamento pelo TPI 
outros

Após prisão, Duterte é levado sob custódia e aguarda julgamento pelo TPI 

Última atualização: 12 de março de 2025 15:52
Published 12 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Ex-presidente das Filipinas é acusado de crimes contra a humanidade
Este conteúdo foi originalmente publicado em Após prisão, Duterte é levado sob custódia e aguarda julgamento pelo TPI no site CNN Brasil.  Internacional, Filipinas, Rodrigo Duterte, Tribunal Penal Internacional (TPI) CNN Brasil

Contents
Leia MaisSaiba como é a prisão de Haia, onde Rodrigo Duterte ficará detidoEx-presidente das Filipinas Rodrigo Duterte é preso após mandado do TPIVice das Filipinas sofre impeachment por plano para matar presidente“Grande momento” para o TPIHabeas corpus

O ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi levado sob custódia pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) nesta quarta-feira (12) após sua prisão em Manila por acusações de assassinato como crime contra a humanidade, relacionadas à sua “guerra às drogas”, na qual milhares de supostos traficantes e usuários foram mortos.

O líder, de 79 anos, chegou ao aeroporto de Roterdã em um avião fretado nesta quarta. Ele será levado a um juiz do TPI em Haia nos próximos dias para uma audiência inicial, segundo um comunicado da corte. Enquanto isso não ocorre, Duterte permanecerá em uma unidade de detenção na costa holandesa.

Duterte, que liderou as Filipinas de 2016 a 2022, enfrentará acusações de crimes contra a humanidade por supervisionar esquadrões da morte em sua repressão antidrogas. Ele pode se tornar o primeiro ex-chefe de Estado da Ásia a ir a julgamento no TPI.

Leia Mais

  • Saiba como é a prisão de Haia, onde Rodrigo Duterte ficará detido

    Saiba como é a prisão de Haia, onde Rodrigo Duterte ficará detido

  • Ex-presidente das Filipinas Rodrigo Duterte é preso após mandado do TPI

    Ex-presidente das Filipinas Rodrigo Duterte é preso após mandado do TPI

  • Vice das Filipinas sofre impeachment por plano para matar presidente

    Vice das Filipinas sofre impeachment por plano para matar presidente

O mandado de prisão diz que, como presidente, Duterte criou, financiou e armou os esquadrões da morte que realizaram assassinatos de supostos usuários e traficantes de drogas.

Falando em um vídeo gravado durante sua prisão em Manila na terça-feira (11), Duterte perguntou: “Qual é a base para minha detenção? Qual é o crime cometido?”

Um funcionário do TPI que leu os direitos de Duterte disse a ele que era com base em um mandado do tribunal acusando-o de assassinato, ao qual Duterte respondeu: “Devem ser assassinatos”, indicando que deve ser plural.

Cerca de 20 manifestantes anti-Duterte se reuniram mais cedo do lado de fora do TPI em Haia com faixas, incluindo uma que dizia: “Exigimos justiça e responsabilização, Rodrigo Duterte é um criminoso de guerra!”.

Um manifestante segurava uma grande máscara de papelão retratando Duterte como um vampiro.

“Esta é uma ótima notícia para o povo filipino”, disse o manifestante Menandro Abanes. “Estou aqui para mostrar minha apreciação ao TPI por fazer seu trabalho para acabar com a impunidade.”

Outra manifestante, Mary-Grace Labasan, disse: “Na verdade, ele tem sorte, porque está vivenciando o devido processo legal em comparação com as vítimas que estavam sendo baleadas e mortas sem nenhum devido processo.”

Um punhado de manifestantes pró-Duterte também se reuniram no prédio do tribunal.

“Eles entregaram nosso presidente a estrangeiros”, disse a manifestante Janet Suliman. “Eles trouxeram vergonha ao nosso país.”

Nas Filipinas, para as famílias das vítimas, a prisão de Duterte reavivou as esperanças de justiça.

A guerra às drogas foi a plataforma de campanha de assinatura que levou Duterte ao poder em 2016. Durante seus seis anos no cargo, 6,2 mil suspeitos foram mortos durante operações antidrogas, pela contagem da polícia.

Ativistas dizem que o número real foi muito maior, com muitos milhares de usuários de drogas de favelas, alguns dos quais estavam em “listas de observação” da comunidade depois de se inscreverem para tratamento, mortos a tiros em circunstâncias misteriosas.

“Grande momento” para o TPI

Advogados e acadêmicos disseram que a prisão e a transferência foram um grande momento para o TPI, que é alvo de sanções dos EUA e não tem nenhuma polícia própria para prender pessoas.

“Esta é uma oportunidade para o tribunal mostrar que pode lidar com um grande caso e pode fazer prisões”, disse Iva Vukusic, professora assistente de história internacional na Universidade de Utrecht.

Outros fugitivos notáveis ​​são o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusado de ser criminalmente responsável por atos como assassinato, perseguição e uso da fome como arma de guerra no conflito de Gaza, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusado do crime de guerra de deportar ilegalmente centenas de crianças da Ucrânia. Ambos negam as alegações.

Nos últimos meses, o promotor do TPI também solicitou mandados de prisão para altos líderes afegãos e de Mianmar.

Habeas corpus

A filha do ex-presidente, Sara Duterte, atual vice-presidente das Filipinas, embarcou em um voo para Amsterdã pela manhã, segundo seu gabinete, que não disse o que ela pretendia fazer lá ou quanto tempo planejava ficar na Holanda.

Silvestre Bello, ex-ministro do Trabalho e um dos advogados de Duterte, disse que uma equipe jurídica se reuniria para avaliar as opções e buscar clareza sobre para onde o ex-líder seria levado e se eles teriam acesso a ele.

A filha mais nova de Duterte, Veronica, planeja entrar com um pedido de habeas corpus na Suprema Corte das Filipinas para obrigar o governo a trazê-lo de volta, disse Salvador Panelo, seu ex-assessor jurídico chefe.

A prisão marca uma mudança impressionante de sorte para a influente família Duterte, que forjou uma aliança formidável com o atual presidente filipino, Ferdinand “Bongbong” Marcos, para ajudá-lo a vencer a eleição de 2022 por uma margem enorme.

Mas Marcos e sua vice-presidente tiveram uma amarga desavença, culminando no impeachment de Sara Duterte no mês passado por uma câmara baixa liderada por partidários do mandatário.

Sua prisão “significa que a justiça internacional não é apenas uma construção ocidental. Não é apenas uma ideia ocidental. É universal”, disse Gilbert Andres, um advogado que representa famílias de vítimas de assassinatos relacionados a drogas.

O que é o Tribunal Penal Internacional e quem pode prender Netanyahu?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após prisão, Duterte é levado sob custódia e aguarda julgamento pelo TPI no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

VÍDEO: “Se cobrar 10% dos ricos for ser de esquerda, tenho que me considerar de esquerda”, diz Simone Tebet

Bahia x Fortaleza: horário e onde assistir ao jogo da Copa do Nordeste 

“Superman”: elenco entrega “segredos” de química entre herói e Lois Lane 

Rússia lança maior ataque de drones contra Ucrânia após críticas de Trump 

Enem 2025: como estudar para a prova de forma interdisciplinar? 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Ex-melhor do mundo de futsal marca em partida de clube da Série B; confira

7 de fevereiro de 2025
Mega-Sena 2805: sorteio deste sábado (7) pode pagar R$ 27 milhões 
Pré-venda de ingressos para turnê de Maria Bethânia começa nesta segunda 
Caso Ana Luíza: Bahia clama por “apuração efetiva” após morte de estudante em Engomadeira
O que o mundo pode esperar de 2025, segundo a astrologia 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?