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Após “taxa das blusinhas” nos EUA, Temu recruta vendedores norte-americanos 

Última atualização: 3 de maio de 2025 12:37
Published 3 de maio de 2025
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Sites como Temu e Shein vêm ampliando seu portfólio de armazéns nos EUA há anos para reduzir os prazos de entrega, porém os preços começaram a subir e itens estão em falta
Este conteúdo foi originalmente publicado em Após “taxa das blusinhas” nos EUA, Temu recruta vendedores norte-americanos no site CNN Brasil.  Negócios, CNN Brasil Money, Guerra comercial, Temu, Varejo CNN Brasil

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Horas após a importante isenção tarifária dos EUA expirar na sexta-feira (2), a plataforma de comércio eletrônico chinês Temu anunciou horas depois que está reformulando seu modelo de remessa, enviando todas as vendas americanas por meio de vendedores baseados nos EUA.

“Todas as vendas nos EUA agora são gerenciadas por vendedores locais, com pedidos atendidos dentro do país”, disse um porta-voz da Temu em um comunicado na manhã de sexta-feira (2). “A Temu tem recrutado ativamente vendedores americanos para se juntarem à plataforma.”

A mudança representa uma grande mudança para a plataforma. A Temu – e outros sites de comércio eletrônico chineses como Shein e AliExpress – já haviam usado a isenção de minimis, como era conhecida, para inundar os EUA com produtos de preços ultrabaixos. E embora o presidente dos EUA, Donald Trump, diga que quer que suas novas tarifas ajudem a trazer a indústria de volta aos EUA, a iniciativa da Temu mostra como grandes empresas poderiam driblar essa demanda e tentar outras táticas.

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A brecha de minimis permitia que remessas de mercadorias com valor igual ou inferior a US$ 800 entrassem nos Estados Unidos isentas de impostos, muitas vezes evitando inspeções e burocracias demoradas. Os sites de comércio eletrônico chineses provavelmente se aproveitaram ao máximo da isenção, inundando o mercado norte-americano com produtos de baixíssimo custo. Mas, com Trump impondo tarifas punitivas sobre todas as importações chinesas, os milhões de americanos que passaram a depender desses sites passam encontrar esses produtos baratos mais caros.

A grande maioria dos produtos Shein e Temu são fabricados na China e importados diretamente para os EUA, e é por isso que os preços são tão baratos.

O novo jargão empresarial de Temu pode soar como algo que combina com Trump. Mas só porque um produto é enviado aos clientes de um “armazém local” não significa que ele seja fabricado nos EUA.

Sites como Temu e Shein vêm ampliando seu portfólio de armazéns nos EUA há anos para reduzir os prazos de entrega. No ano passado, o governo Biden também começou a criticar a isenção de minimis, com os transportadores chineses percebendo uma clara mudança de atitude.

A Shein começou a estocar produtos e enviá-los em grandes quantidades para armazéns nos EUA já no ano passado , disse anteriormente à CNN Chris Tang, professor de gestão da cadeia de suprimentos global na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

A agência de notícias Bloomberg publicou em fevereiro que a Temu começou a reformular sua cadeia de suprimentos na China, solicitando às fábricas fornecedoras que enviassem itens a granel para armazéns nos EUA. Quando esses itens acabarem, não se sabe se continuarão esgotados para os consumidores americanos ou se novos itens estarão sujeitos às tarifas que Trump impôs à China.

Por enquanto, isso significa que produtos fabricados no exterior estão chegando às portas dos norte-americanos por meio de distribuidores norte-americanos. A Temu não lista publicamente seus parceiros fabricantes.

Tang disse na sexta-feira (2) que, se houver escassez, a Temu terá poucas opções. A empresa poderia reordenar seus produtos, o que custaria tempo e dinheiro. O site poderia começar a oferecer “substitutos”, ou recomendações de produtos similares em estoque. Ou poderia aumentar os preços.

Temu já começou a aumentar os preços na semana passada.

Os clientes começam a comprar

A Temu informa em seu site que não há taxas de importação ou custos extras na entrega de itens comprados em armazéns locais. Nas redes sociais, usuários afirmam que os itens já estão fora de estoque.

Um usuário no Reddit observou que, na sexta-feira, cerca de 60 itens em seu carrinho ficaram subitamente indisponíveis.

Alguns itens do Temu não estão disponíveis localmente, observou outro usuário, que escreveu que seu carrinho digital com mais de 300 itens diminuiu para apenas dois. Além disso, o usuário afirmou que uma taxa adicional era aplicada a menos que um “pedido local” totalizasse pelo menos US$ 30.

“O Temu sumiu! O que vi hoje me convenceu completamente!”, escreveram . “Os vendedores locais, apesar de obviamente comprarem alguns itens com antecedência e em grandes quantidades, não têm todos esses itens que me interessavam.”

Elisabeth Buchwald, da CNN, contribuiu para esta reportagem.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Após “taxa das blusinhas” nos EUA, Temu recruta vendedores norte-americanos no site CNN Brasil.

 

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