Medidas de austeridade do governo Milei impactou condições financeiras de milhares de pensionistas Internacional, Aposentados, Argentina, Javier Milei, Protestos CNN Brasil
Centenas de idosos argentinos protestaram em frente ao Congresso na quarta-feira (4), enquanto parlamentares debatiam um projeto de lei para aumentar os benefícios de aposentadoria, em meio ao crescente descontentamento com a situação econômica enfrentada pelos pensionistas do país.
Os manifestantes, muitos com cartazes e faixas feitos à mão, se reuniram atrás de grades de segurança instaladas ao redor do prédio legislativo em Buenos Aires.
Dentro do Congresso, os legisladores discutiam uma série de propostas, incluindo melhorias nos benefícios de aposentadoria e a declaração de estado de emergência nos serviços voltados a pessoas com deficiência.
Esta última medida exigiria que o governo garantisse financiamento adequado para pensões por invalidez e fortalecesse a assistência a esse setor.
O protesto permaneceu pacífico, com a polícia mantendo um perímetro de segurança ao redor do Congresso.
Os aposentados vêm protestando contra as medidas de austeridade do presidente Javier Milei, que, segundo eles, impactaram significativamente suas condições de vida, provocando perda de poder de compra e restrições no acesso a medicamentos e serviços de saúde.