By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Argentina declara Cartel de los Soles como organização terrorista 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Argentina declara Cartel de los Soles como organização terrorista 
outros

Argentina declara Cartel de los Soles como organização terrorista 

Última atualização: 26 de agosto de 2025 15:34
Published 26 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Anúncio, que ocorre em meio à escalada de tensões entre Estados Unidos e Venezuela, foi feito pelo porta-voz do governo Manuel Adorni nas redes sociais  Internacional, Argentina, Estados Unidos, EUA, Javier Milei, Nicolás Maduro, Organização Criminosa, Tráfico de drogas, Venezuela CNN Brasil

Contents
Leia mais:Gustavo Petro diz que Cartel de los Soles “não existe”Paraguai declara Cartel de los Soles como organização terroristaVenezuela diz que “ameaças” dos EUA colocam em risco estabilidade da regiãoO que é o Cartel de los Soles?Definições divergentes

Na Argentina, o governo do presidente Javier Milei anunciou, nesta terça-feira (26), que decidiu declarar o Cartel de los Soles como uma organização terrorista.

O anúncio, que ocorre em meio à escalada de tensões entre Estados Unidos e Venezuela, foi feito pelo porta-voz do governo Manuel Adorni nas redes sociais.

El Gobierno argentino declara al “Cártel de los Soles” como organización terrorista. Fin.

— Manuel Adorni (@madorni) August 26, 2025

O Ministério de Segurança Nacional argentino afirmou que o Cartel de los Soles foi adicionado RePET (Registro Público de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo e seu Financiamento).

“O registro permite a aplicação de sanções financeiras e restrições operacionais que limitam sua capacidade de operar em atividades ilícitas, como tráfico de drogas, contrabando, exploração ilegal de recursos naturais e seus vínculos com outras organizações criminosas na região”, afirmou o Ministério.

Leia mais:

  • Gustavo Petro diz que Cartel de los Soles "não existe"

    Gustavo Petro diz que Cartel de los Soles “não existe”

  • Paraguai declara Cartel de los Soles como organização terrorista

    Paraguai declara Cartel de los Soles como organização terrorista

  • Venezuela diz que "ameaças" dos EUA colocam em risco estabilidade da região

    Venezuela diz que “ameaças” dos EUA colocam em risco estabilidade da região

O anúncio surge dias após o governo do Paraguai tomar a mesma medida. 

A presidência do Paraguai divulgou a assinatura do decreto em uma postagem nas redes sociais e escreveu: “O governo reafirma seu compromisso na luta regional contra o crime organizado e o narcotráfico transnacional”.

Por outro lado, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, negou a existência do Cartel. “O Cartel de los Soles não existe; é uma desculpa fictícia usada pela extrema-direita para derrubar governos que não a obedecem”, escreveu o líder em sua conta na rede social X na segunda-feira (25).

No final de julho, os Estados Unidos designaram o Cartel de los Soles como terrorista e acusaram Nicolás Maduro de estar à frente da organização. O governo dos EUA também dobrou a recompensa por informações que possam levar à prisão de Maduro para US$50 milhões.

O que é o Cartel de los Soles?

Apesar de não haver informações oficiais sobre o cartel, a tese do governo americano é que ele surgiu junto à chegada de Hugo Chávez ao poder, em 1999, e foi responsável por uma espécie de “estatização do tráfico de drogas” no país, transformando a Venezuela em um narcoestado.

O nome Cartel de los Soles, em português Cartel dos Sóis, faz alusão às insígnias dos generais venezuelanos, que usam sóis em vez de estrelas.

Definições divergentes

Gabriela Reyes, criminóloga boliviana e especialista em segurança regional da América Latina, afirma que fontes confiáveis divergem sobre o Cartel de los Soles e não há um consenso sobre a sua atuação ou até mesmo sobre a sua existência.

“É importante ter um equilíbrio sobre a informação objetiva que existe a respeito, principalmente sobre sua caracterização.”

Enquanto os EUA classificam o cartel como uma rede de quadrilhas organizada, liderada por Maduro e entranhada no governo venezuelano, investigações independentes o definem como uma rede descentralizada.

O Insight Crime e o Wilson Center, organizações reconhecidas internacionalmente por investigações sobre segurança na América Latina, reconhecem a existência do Cartel de los Soles, mas como uma rede fragmentada de militares envolvidos no tráfico.

Já organismos internacionais como a ONU não mencionam o Cartel de los Soles, mas classificam a Venezuela como um país de trânsito da cocaína.

Reyes resume que o que está documentado desde 1999 é uma dinâmica que envolve altos funcionários do governo em cooperação com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). E acrescenta que a admissão de culpa de Hugo Carvajal, ex-general que chefiou a inteligência militar no governo Hugo Chávez, é mais um indício da colaboração contínua entre atores estatais de alto nível e redes de tráfico de cocaína.

“O que não existe é uma evidência sólida dessa ideia de uma ‘estatização’ total ou de um cartel monolítico dirigido desde a cúpula do Estado. Pelo contrário, o Insight Crime, que estuda de perto essa dinâmica, caracteriza a existência de múltiplos nós e rendas fragmentadas, mais do que uma estrutura rígida e vertical”, afirma a criminóloga.

A especialista diz que não há evidências de que a Venezuela tenha uma produção significativa de cocaína, conforme avaliação do UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), o país funcionaria mais como um corredor estratégico do narcotráfico, favorecido pela corrupção e pela sua geografia, do que como produtor.

Em sua visão, o Cartel de los Soles não é um cartel clássico, mas uma rede de militares, policiais e atores ligados ao Estado venezuelano que oferecem proteção e logística ao tráfico internacional. “Seu papel é garantir passagem, complementando a atuação dos grandes cartéis mexicanos e colombianos, que controlam de fato a produção e a distribuição global”, diz Reyes.

 

You Might Also Like

Tubarão é encontrado morto dentro do rio de São Francisco do Conde

CAC vira alvo da polícia após ameaça a ex-companheira

Michelle leva marmita para Bolsonaro na Papudinha; veja foto

Corinthians e Santos acordam troca de mandos em Paulistão e Brasileiro 

Em texto de despedida, marido de Erlan Bastos lamenta morte do jornalista 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Futuro político de Simone Tebet pode ter reviravolta após conversa com Lula; entenda

16 de janeiro de 2026
Alinne Rosa homenageia Preta Gil e canta “Sinais de Fogo” no Fortal; veja 
Jornais internacionais destacam tarifas de 50% de Trump ao Brasil 
Presidente afastado da Coreia do Sul é apoiado por jovens conservadores 
Jurista baiano Wadih Habib lança livro “Sedução e Morte no Judiciário”
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?