By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: As incertezas da reforma tributária a seis meses do início da transição
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > As incertezas da reforma tributária a seis meses do início da transição
outros

As incertezas da reforma tributária a seis meses do início da transição

Última atualização: 1 de julho de 2025 16:12
Published 1 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A seis meses do início da transição da reforma tributária, em janeiro de 2026, os pontos que precisam de definição, regulamentação e esclarecimento por parte do Congresso e do governo ainda trazem insegurança. Não faltam alertas de que as empresas deveriam estar com a preparação avançada – e de que quem esperar demais para planejar a reestruturação fiscal vai enfrentar mais custos e riscos.

Contents
O relatório sobre o período de transição da reforma tributária foi enviado antes para assinantes JOTA PRO Tributos e agora está disponível gratuitamente para leitores do site. Clique aqui e baixe gratuitamente! O relatório sobre o período de transição da reforma tributária foi enviado antes para assinantes JOTA PRO Tributos e agora está disponível gratuitamente para leitores do site. Clique aqui e baixe gratuitamente! 

“Quem não se preparou já está atrasado” afirmou o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, na última semana, em um evento na Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Nesse momento crítico, o JOTA fez um balanço do cenário pré-transição: quais dúvidas persistem, quão desenvolvidos estão os sistemas para a transição e como está a preparação do setor privado para os desafios operacionais cada vez mais próximos. 

O relatório sobre o período de transição da reforma tributária foi enviado antes para assinantes JOTA PRO Tributos e agora está disponível gratuitamente para leitores do site. Clique aqui e baixe gratuitamente! 

Do ponto de vista macroeconômico, as pendências normativas e institucionais dificultam prever o impacto da reforma nos próximos anos, afirma o economista Marcus Pestana, presidente da Instituição Fiscal Independente (IFI). O órgão tem trabalhado com uma estimativa de 0,2% de impacto positivo causado pela reforma tributária no PIB potencial em seus relatórios de acompanhamento fiscal. “É uma estimativa provisória até que tenhamos mais elementos. Esse é um daqueles casos em que vamos aprender a nadar nadando. Só a própria realidade vai dar a dimensão dos impactos”. 

A Emenda Constitucional 132/2023, que instituiu a reforma, prevê uma transição gradual para o novo sistema tributário, começando em 2026 com o “teste” da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que terá alíquota de 0,9%, e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), cuja alíquota será de 0,1%, compensáveis com PIS e Cofins. Esse recolhimento pode ser dispensado se o contribuinte cumprir as obrigações acessórias – ou seja, o mais importante será a discriminação dos tributos na documentação fiscal. 

Para desenvolver a parte técnica necessária, o governo começou nesta terça-feira (1/7) o projeto-piloto da CBS, criado pela Receita Federal e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O projeto terá participação limitada a 500 empresas para testar os sistemas necessários para o recolhimento da CBS. Neste primeiro momento, 50 contribuintes participarão, porém há previsão de novas fases futuramente, com a possibilidade de entrada de mais companhias.

A cobrança da alíquota definitiva da CBS começa em 2027, ano em que serão extintos o PIS e a Cofins. Ainda não se sabe, porém, a alíquota exata.

Em 2027 também está previsto o início da cobrança do Imposto Seletivo (IS), o fim do IOF e a redução a zero do IPI sobre todos os produtos, com exceção dos industrializados na Zona Franca de Manaus (5% do total). Entre 2029 e 2032, o ICMS e o ISS serão gradualmente substituídos pelo IBS e o processo de transição chega ao fim em 2033, com a extinção dos tributos.

O JOTA preparou um relatório especial que aborda: o que já foi feito e o que falta fazer na regulamentação da reforma; os principais desafios, dúvidas e riscos para as empresas; o cenário atual do split payment; como o setor privado está se preparando e mais.

O relatório sobre o período de transição da reforma tributária foi enviado antes para assinantes JOTA PRO Tributos e agora está disponível gratuitamente para leitores do site. Clique aqui e baixe gratuitamente! 

You Might Also Like

“Patinho feio”, Fluminense encara o Chelsea pela semi do Mundial de Clubes 

STJ mantém Cofins sobre repasses de plano de saúde a credenciados

Cena icônica de Raquel rasgando vestido de Maria de Fátima em ‘Vale Tudo’ agita a web; assista

Nova rota: megaoperação combate grupo que abastece DF com drogas

Governo russo se diz chocado com morte de ex-ministro demitido por Putin 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Bolsonaro: veja os próximos passos após denúncia da PGR 

18 de fevereiro de 2025
Small Caps, ouro e Ibovespa lideram retornos no 1º semestre; veja ranking 
Entre o adversarialismo e o inquisitorialismo
Hamas diz que cessar-fogo é “ponto de virada crucial” e detalha acordo 
CRB x Volta Redonda: horário e onde assistir ao jogo da Série B 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?