Agência não informou detalhes da enfermidade que obrigou o encerramento da jornada da tripulação na ISS antes do previsto Ciência, Estação Espacial Internacional, missão espacial, Nasa, SpaceX CNN Brasil
Quatro astronautas retornaram em segurança à Terra na manhã desta quinta-feira (15 de janeiro), depois que uma condição médica grave não divulgada, que afetou um deles, forçou o encerramento antecipado de sua missão na Estação Espacial Internacional (ISS) algumas semanas antes do previsto.
A cápsula da SpaceX pousou no Oceano Pacífico, perto da Califórnia, concluindo uma descida de mais de 10 horas da Estação Espacial e uma reentrada incandescente na atmosfera terrestre.
O administrador da Nasa, Jared Isaacman, confirmou o retorno bem-sucedido em uma coletiva de imprensa.
“Todos os membros da tripulação estão passando pela avaliação médica de rotina pós-pouso na água. O membro da tripulação em questão está bem. Compartilharemos atualizações sobre sua saúde assim que for apropriado”, disse ele.
Foi a primeira vez que a Nasa interrompeu a rotação de uma tripulação da ISS devido a uma emergência de saúde.
A espaçonave Crew Dragon, batizada de Endeavour, pousou de paraquedas em águas calmas perto de San Diego.
Em uma transmissão de rádio para o centro de controle de voo da SpaceX perto de Los Angeles, a comandante da Endeavour, a astronauta da Nasa Zena Cardman, de 38 anos, foi ouvida dizendo: “É bom estar em casa”.
Juntaram-se a ela na viagem de retorno o astronauta americano Mike Fincke, de 58 anos, a astronauta japonesa Kimiya Yui, de 55 anos, e o cosmonauta russo Oleg Platonov, de 39 anos.

