By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Astrônomos descobrem rocha espacial desconhecida perto da Terra 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Astrônomos descobrem rocha espacial desconhecida perto da Terra 
outros

Astrônomos descobrem rocha espacial desconhecida perto da Terra 

Última atualização: 17 de setembro de 2025 16:21
Published 17 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Quase-lua de 30 metros de diâmetro está a cerca de 300 mil quilômetros do nosso planeta  Tecnologia, Asteroide, Espaço CNN Brasil

Contents
Leia maisMelhor fotografia astronômica de 2025: veja os vencedores do prêmio anualCasas em Marte e colônias espaciais? O que Elon Musk e Jeff Bezos planejamColisão entre buracos negros é registrada com detalhes nunca antes vistosCompanheiro temporário

Astrônomos identificaram uma quase-lua próxima da Terra — e a pequena rocha espacial provavelmente está por aqui, não detectada por telescópios, há cerca de 60 anos, segundo uma nova pesquisa.

O objeto celeste recém-descoberto, chamado 2025 PN7, é um tipo de asteroide próximo da Terra que orbita o Sol, mas permanece perto do nosso planeta. Assim como nosso planeta, o 2025 PN7 leva um ano para completar sua órbita em torno do astro.

Leia mais

  • Melhor fotografia astronômica de 2025: veja os vencedores do prêmio anual

    Melhor fotografia astronômica de 2025: veja os vencedores do prêmio anual

  • Casas em Marte e colônias espaciais? O que Elon Musk e Jeff Bezos planejam

    Casas em Marte e colônias espaciais? O que Elon Musk e Jeff Bezos planejam

  • Colisão entre buracos negros é registrada com detalhes nunca antes vistos

    Colisão entre buracos negros é registrada com detalhes nunca antes vistos

Quase-luas diferem das mini-luas temporárias que ocasionalmente orbitam a Terra, como a 2024 PT5, que circulou nosso planeta por dois meses em 2024 e pode ser um fragmento antigo ejetado da nossa Lua principal.

O recém-descoberto 2025 PN7 é apenas um dos poucos conhecidos com órbitas próximas à Terra, incluindo Kamo‘oalewa, que também se acredita ser um fragmento lunar antigo. Kamo‘oalewa é um dos destinos da missão chinesa Tianwen-2, lançada em maio, que pretende coletar e trazer amostras dessa rocha espacial em 2027.

O observatório Pan-STARRS, localizado no vulcão Haleakala, no Havaí, capturou observações do 2025 PN7 em 29 de agosto. Dados de arquivos revelaram que o objeto está em uma órbita semelhante à da Terra há décadas.

A quase-lua conseguiu passar despercebida pelos astrônomos por tanto tempo porque é pequena e tênue, disse Carlos de la Fuente Marcos, pesquisador da Faculdade de Ciências Matemáticas da Universidade Complutense de Madri, que recentemente publicou um artigo sobre a rocha espacial.

O estudo foi publicado em 2 de setembro na revista Research Notes of the American Astronomical Society, destinada a observações astronômicas pontuais e não revisadas por pares.

A rocha espacial chega a apenas 299.337 quilômetros da Terra em sua aproximação mais próxima, segundo de la Fuente Marcos. Para referência, a distância média é de 384.400 quilômetros, de acordo com a Nasa.

“Ela só pode ser detectada pelos telescópios atuais quando se aproxima da Terra, como aconteceu neste verão”, explicou de la Fuente Marcos. “Suas janelas de visibilidade são raras e espaçadas. É um objeto desafiador.”

Encontrar e estudar quase-luas pode revelar mais sobre o nosso canto do universo, disse o pesquisador.

“O Sistema Solar está cheio de surpresas, então continuamos procurando”, escreveu ele em um e-mail. “Para a vizinhança da Terra, a existência de 2025 PN7 sugere que talvez não exista um limite inferior para o tamanho de um quase-satélite.”

Companheiro temporário

Os astrônomos ainda tentam descobrir o tamanho do 2025 PN7. Uma estimativa razoável é de cerca de 30 metros de diâmetro, disse de la Fuente Marcos. Mas ele também pode ter apenas 19 metros, segundo o EarthSky.

Atualmente, é a menor quase-lua conhecida que já orbitou perto da Terra, afirmou o pesquisador.

Com o tempo, o 2025 PN7 alterna entre uma órbita mais próxima e circular, semelhante à da Terra, e uma órbita em formato de ferradura, parecida com a de Kamo‘oalewa. Durante a trajetória em ferradura, a rocha espacial pode chegar a uma distância de 297 milhões de quilômetros da Terra.

Espera-se que a quase-lua permaneça em sua atual órbita próxima ao nosso planeta por cerca de mais 60 anos, antes de ser puxada de volta para uma órbita em ferradura pela gravidade do Sol.

Ainda há dúvidas sobre a composição da rocha, atualmente desconhecida.

“Com base no pouco que sabemos até agora, é quase certamente um objeto rochoso e natural — às vezes satélites antigos e lixo de foguetes acabam nessas órbitas muito próximas da Terra, mas geralmente conseguimos diferenciar o que é ‘natural’ (ex.: asteroidal) do que é ‘artificial’ (ex.: satélite), observando como suas órbitas evoluem em curtos períodos de tempo”, escreveu Teddy Kareta, professor assistente do departamento de astrofísica e ciência planetária da Universidade de Villanova, em um e-mail.

Kareta, que já estudou mini-luas e quase-luas, não participou desta pesquisa e disse que o mau tempo tem atrapalhado seus planos de observar o objeto.

Embora o 2025 PN7, assim como Kamo‘oalewa, possa também ser um fragmento da Lua, são necessários mais dados para confirmar isso, disse de la Fuente Marcos.

Ele acredita que a rocha veio do grupo de asteroides Arjuna. Diferente do cinturão principal de asteroides, localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter, os Arjuna não formam um cinturão distinto, mas sim um grupo de pequenas rochas espaciais com órbitas em torno do Sol semelhantes à da Terra.

Anteriormente, de la Fuente Marcos já havia proposto que a mini-lua 2024 PT5 também era um asteroide Arjuna, possivelmente originado de um fragmento da Lua antes de se tornar parte do grupo.

“Agora sabemos que material ejetado durante impactos lunares pode contribuir para formar membros do cinturão secundário de asteroides Arjuna”, afirmou o pesquisador.

Apesar de quase-luas e mini-luas poderem se aproximar bastante do nosso planeta, elas normalmente não representam risco de impacto para a Terra — e o 2025 PN7 não oferece ameaça, acrescentou.

Enviar missões para investigar quase-luas, como a Tianwen-2 deve fazer com Kamo‘oalewa, pode revelar a verdadeira origem e história dessas intrigantes rochas espaciais — além de abrir outras oportunidades, disse o pesquisador.

“Esses asteroides são relativamente fáceis de acessar para missões não tripuladas e podem ser usados para testar tecnologias de exploração planetária com um investimento relativamente modesto”, concluiu de la Fuente Marcos.

Asteroide Bennu pode atingir a Terra em 157 anos, diz estudo

 

You Might Also Like

Toffoli revela motivo de manter caso do Banco Master no STF; confira

Liminar suspende aplicação da Lei 224/2025 e impede majoração de tributação no lucro presumido

SP: Estado e capital registram recorde de feminicídios em 2025 

Prefeitura de Salvador desembolsa até R$ 800 mil para shows no Carnaval; confira

Professora foi ao espaço com uma missão, mas nave explodiu com alunos vendo 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Presidente do PT: Mais de 60 vidas perdidas no RJ em operação desastrosa 

28 de outubro de 2025
Veja os gols perdidos por Gabigol em Atlético-MG x Cruzeiro 
McLaren ganha indenização de R$ 63 milhões em processo contra piloto 
Quem é o novo ator que será Harry Potter em série; conheça 
Policiais fantasiados de Power Rangers prendem suspeito de furtar em bloquinho
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?