Operação eleva o número total de mortos para pelo menos 104 pessoas e marca a terceira ofensiva desta semana Internacional, Donald Trump, EUA, Maduro, Nicolás Maduro, Venezuela CNN Brasil
Os Estados Unidos anunciaram novos ataques contra duas embarcações suspeitas de tráfico de drogas no leste do Oceano Pacífico nesta quinta-feira (18), matando cinco pessoas.
“Em 18 de dezembro, sob a direção do Secretário de Guerra Pete Hegseth, a Força-Tarefa Conjunta Southern Spear realizou ataques cinéticos letais contra duas embarcações operadas por Organizações Terroristas Designadas em águas internacionais”, escreveu o Comando Sul dos EUA na X.
On Dec. 18, at the direction of @SecWar Pete Hegseth, Joint Task Force Southern Spear conducted lethal kinetic strikes on two vessels operated by Designated Terrorist Organizations in international waters. Intelligence confirmed that the vessels were transiting along known… pic.twitter.com/CcCyOgYRto
— U.S. Southern Command (@Southcom) December 19, 2025
Segundo o comando militar, os ataques foram realizados em águas internacionais. “Informações de inteligência confirmaram que as embarcações estavam transitando ao longo de rotas conhecidas”, acrescentou o comunicado.
O ataque eleva o número total de mortos nos atentados para pelo menos 104 pessoas e marca o terceiro ataque desta semana.
O Comando Sul acrescentou que nenhum militar americano ficou ferido no ataque.
Os ataques a barcos suspeitos de transportar drogas fazem parte de uma campanha em andamento, denominada Operação Lança do Sul, que, segundo o governo Trump, visa conter o tráfico de drogas.
Ofensiva militar dos EUA
Os Estados Unidos intensificaram suas ações militares na América do Sul nos últimos meses, com foco na Venezuela, nação que o presidente Donald Trump acusou de roubar petróleo, terras e outros ativos americanos.
O governo deslocou milhares de soldados e um grupo de ataque de porta-aviões para o Caribe, e Trump ordenou na terça-feira um “bloqueio total e completo” de petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela.
O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, respondeu a Trump na quarta-feira (17), acusando os EUA de buscarem uma mudança de regime, além da apropriação do território e dos recursos da Venezuela.
“É simplesmente uma farsa belicista e colonialista, e já dissemos isso muitas vezes, e agora todos veem a verdade. A verdade foi revelada”, disse Maduro em Caracas.

