By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Ataques a helicópteros da polícia crescem 1.700% no RJ 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Ataques a helicópteros da polícia crescem 1.700% no RJ 
outros

Ataques a helicópteros da polícia crescem 1.700% no RJ 

Última atualização: 10 de junho de 2025 15:12
Published 10 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Nesta terça-feira (10), uma megaoperação demoliu uma falsa igreja usada por criminosos como base para ataques a aeronaves  Rio de Janeiro CNN Brasil

Contents
Leia maisFalsa igreja usada pelo tráfico no Complexo de Israel é demolidaVídeo: passageiros se amontoam e ‘rezam’ em meio a tiroteio no RioAdvogados de Braga Netto ficam presos no trânsito durante tiroteio no RioOperação mira criminosos liderados por Peixão

Nos últimos cinco anos, o número de helicópteros da Polícia Civil atacados por criminosos no Rio de Janeiro cresceu 1.700%, segundo levantamento da própria corporação. No mesmo período, os danos a veículos blindados aumentaram 800%.

“A gente está enfrentando resistência por parte desses marginais, que usam fuzis ponto 50, ponto 30, armas antiaéreas”, afirmou o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi.

Nesta terça-feira (10), uma megaoperação da Polícia Civil demoliu uma falsa igreja no Complexo de Israel, na zona norte do Rio, usada como base por criminosos para atacar aeronaves. Segundo as investigações, a estrutura pertencia ao grupo liderado por Álvaro Malaquias Santa Rosa, o “Peixão”. O imóvel tinha um buraco na parede voltado para a rua, utilizado como seteira — espécie de fresta por onde os criminosos atiravam protegidos.

“A dinâmica das operações mudou completamente, e isso reflete numa maior dificuldade de capturar esses marginais. Mas, mais cedo ou mais tarde, eles podem ter certeza: serão presos. E, se resistirem, serão neutralizados”, completou Curi.

Em fevereiro deste ano, um helicóptero da Polícia Civil foi alvo de disparos durante uma operação com apoio aéreo em uma área de mata no Jardim Balneário Ana Clara, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Criminosos atiraram contra a aeronave da Coordenadoria de Recursos Especiais (Saer/Core), que sobrevoava a região em baixa altitude. Apesar de não ter sido atingido, o helicóptero precisou realizar um pouso forçado, e houve troca de tiros entre agentes e suspeitos.

Já em março, durante uma fase da Operação Torniquete, na Vila Aliança, em Bangu, zona oeste da capital, o copiloto de um helicóptero da Polícia Civil foi baleado na cabeça enquanto sobrevoava a comunidade. O policial civil Felipe Marques Monteiro foi socorrido em estado gravíssimo e levado ao Hospital Municipal Miguel Couto.

Leia mais

  • Falsa igreja usada pelo tráfico no Complexo de Israel é demolida

    Falsa igreja usada pelo tráfico no Complexo de Israel é demolida

  • Vídeo: passageiros se amontoam e 'rezam' em meio a tiroteio no Rio

    Vídeo: passageiros se amontoam e ‘rezam’ em meio a tiroteio no Rio

  • Advogados de Braga Netto ficam presos no trânsito durante tiroteio no Rio

    Advogados de Braga Netto ficam presos no trânsito durante tiroteio no Rio

Operação mira criminosos liderados por Peixão

A Polícia Civil do Rio realiza nesta terça-feira (10) uma megaoperação contra o Terceiro Comando Puro (TCP), com foco em comunidades da zona norte da capital. O principal alvo é o grupo liderado por Álvaro Malaquias Santa Rosa, o “Peixão”, considerado um dos traficantes mais perigosos do estado. Até o momento, 20 pessoas foram presas, oito fuzis foram apreendidos, além de explosivos e outros materiais de guerra. A ofensiva busca desarticular núcleos estratégicos da facção, especialmente aqueles voltados ao confronto direto com as forças de segurança.

A operação se concentra no Complexo de Israel, que engloba comunidades como Vigário Geral, Cidade Alta, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-Pau. Desde o início da manhã, os agentes foram recebidos a tiros por criminosos fortemente armados, gerando intensos confrontos. Investigações apontam que o grupo usa táticas de guerra urbana: drones para monitorar movimentações da polícia, toque de recolher imposto a moradores, barricadas para dificultar o acesso e ações planejadas para derrubar helicópteros policiais.

Durante os tiroteios, quatro pessoas ficaram feridas. Dois ônibus da empresa Evanil foram atingidos na Avenida Brasil; um passageiro e um motorista foram baleados e levados ao hospital. Outras duas vítimas também foram feridas, mas as circunstâncias ainda estão sendo investigadas. Segundo a Polícia Civil, o TCP mantém rígido controle territorial com práticas como intolerância religiosa, extorsões, execuções e queima de veículos para impedir o avanço policial.

“Já ficou provado, por investigação da Delegacia de Homicídios, que esses narcoterroristas, em uma operação realizada em outubro do ano passado, atiraram deliberadamente contra a população, matando três pessoas inocentes — três trabalhadores. Por isso, adotamos medidas de contenção de danos, justamente para evitar que isso volte a acontecer”, explicou o secretário.

 

You Might Also Like

Goya Lopes divulga primeira oficina de Processos Criativos do projeto Cutucar o MAM; saiba detalhes

Vídeo de pastora reclamando de fiéis “que cagam e mijam na igreja” viraliza nas redes; ASSISTA

Salvador fecha primeiro semestre de 2025 com redução das mortes violentas; confira

Humorista famoso troca grupo Globo pelo SBT e desfalca programa

“Não acho que meu trabalho possa ser feito por IA’, diz Scarlett Johansson 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Wanda Chase fala sobre saída da TV Bahia: “Ninguém gosta de ser demitido”

24 de janeiro de 2025
Procrastinação: Entenda o motivo e como lidar com o problema
Homem não aceita fim de relacionamento e mata ex-companheira no ES 
Asteroide recém-descoberto tem risco maior de atingir a Terra 
Vitória busca trazer outro atacante chileno após Vargas não vestir a camisa do Leão
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?