Decisão foi comunicada pelo clube paranaense após Hugo Souza, do Corinthians, ter sido agredido por torcedor em partida da Copa do Brasil Athletico Paranaense, Athletico-PR, CNN Esportes, Copa do Brasil, Futebol brasileiro CNN Brasil
O Athletico-PR publicou uma nota de repúdio na última segunda-feira (1º) nas redes sociais. O clube suspendeu os adereços da torcida organizada “Os Fanáticos” pelos próximos três jogos na Arena da Baixada.
O time foi denunciado em razão dos incidentes que aconteceram na partida contra o Corinthians, pela Copa do Brasil.
Segundo o clube, a decisão acontece após os recentes episódios de violência, ameaça e desordem praticados por integrantes da referida torcida organizada, tanto dentro quanto fora do estádio, colocando em risco a segurança de torcedores e funcionários.
O comunicado do Furacão proíbe o acesso no estádio com camisas, bandeiras, faixas, caveiras, instrumentos musicais de percursão e itens similares em todos os setores.
Veja a nota do Athletico-PR na íntegra
O Club Athletico Paranaense informa que, a partir da próxima partida como mandante, prevista para ocorrer em 21 de setembro de 2025, estará proibido o acesso de adereços vinculados à Torcida Organizada Os Fanáticos (“TOF”) em todos os setores do estádio, medida válida para as próximas três partidas com mando do clube.
Estão incluídos na proibição: bandeiras, faixas, caveiras, instrumentos musicais de percussão e itens similares.
A decisão decorre de recentes episódios de violência, ameaças e desordem praticados por integrantes da referida torcida organizada, tanto dentro quanto fora do estádio, colocando em risco a segurança de torcedores e funcionários.
O Athletico foi denunciado na data de hoje (1º) em razão dos incidentes havidos na partida contra o Corinthians – Copa do Brasil (27/08), em razão das seguintes condutas:
- Invasão de campo por torcedor que, momentos antes, trajava camisa da TOF;
- Arremessos de objetos e líquidos em campo em diferentes momentos da partida;
- Briga entre integrantes da TOF nas dependências do Boulevard do estádio.
Com relação à partida contra o Cuiabá – Campeonato Brasileiro Série B (16/08), sabe-se que a denúncia está em fase de formalização e envolve as seguintes ocorrências:
- Arremessos de sinalizadores do setor da TOF para o campo de jogo, que culminou na paralisação da partida;
- Arremessos de líquidos, isqueiros e outros objetos;
- Tentativa de invasão de campo ao final da partida no setor da TOF, com chutes e golpes contra a divisória de acesso, acompanhada de ameaças e agressões contra funcionários.
A presente medida punitiva tem por objetivo preservar a ordem, garantir a segurança e assegurar o bem-estar dos demais torcedores. Após o período de três jogos, o clube reavaliará a decisão, levando em conta o cumprimento das restrições e o comportamento da torcida organizada também nas partidas como visitante.
O Athletico- PR reafirma seu compromisso em adotar medidas preventivas e firmes para proteger a integridade do espetáculo esportivo. A decisão ora comunicada não se limita a uma resposta pontual, mas integra uma política contínua do clube de combate à violência e de promoção de um ambiente seguro e familiar nos estádios.
Contamos com a compreensão e o apoio da verdadeira torcida athleticana, composta por aqueles que apoiam com paixão, respeito e amor ao clube, sem recorrer à violência.
-
1 de 5Gui Negão comemora gol da vitória do Corinthians sobre o Athletico-PR na Copa do Brasil • AUGUSTO KOVALSKI/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
-
2 de 5Gui Negão, autor do gol, celebra vitória com Matheuzinho, responsável pela assistência para o gol corintiano contra o Athletico-PR
-
3 de 5Arena da Baixada foi palco da vitória do Corinthians sobre o Athletico-PR • Fernando Bueno / Corinthians
-
-
4 de 5Corinthians visitou o Athletico-PR e venceu por 1 a 0 pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil • Robson Mafra / Agif / Gazeta Press
-
5 de 5Confronto de volta será disputado no dia 10, uma quarta-feira, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP) • José Tramontin/athletico.com.br
Veja o que aconteceu
A vitória do Corinthians contra o Athletico-PR, em jogo válido pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, foi marcado por um episódio lamentável contra Hugo Souza, arqueiro do Timão.
No fim da segunda etapa, já nos acréscimos, um torcedor do time paranaense invadiu o gramado da Arena da Baixada e agrediu o goleiro convocado para a Seleção Brasileira. Após o ocorrido, Wilton Pereira Sampaio apitou o fim do jogo.

