Na comparação com o mesmo período de 2024, o Índice SumUp do Microempreendedor caiu 7,08% Negócios, Atividade econômica, CNN Brasil Money, Empreendedorismo, pequenos negócios, PIB CNN Brasil
A atividade econômica dos micro e pequenos negócios avançou 2,66% em outubro na comparação ao mês de setembro, de acordo com dados do Índice SumUp do Microempreendedor, obtidos com exclusividade pelo CNN Money.
Por outro lado, o índice apresentou queda de 7,08% em comparação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para América Latina, o avanço do indicador em outubro confirma a tendência de aquecimento da atividade econômica para o final do ano, impulsionada pela preparação para datas importantes como a Black Friday e o Natal.
“Os empreendedores começam a reforçar estoques e a investir mais, esperando um aumento no consumo”, diz a especialista.
Em relação ao resultado interanual, Lilian Parola atribuiu a queda à taxa básica de juros, que está em 15% ao ano.
“A comparação anual mostra que o cenário de juros altos, motivados por desafios macroeconômicos, continua a impactar o poder de compra dos brasileiros e a restringir um crescimento mais robusto para os microempreendedores”, diz Lilian.
Veja os principais recortes por estado:
- São Paulo: alta de 2,39% na comparação mensal;
- Rio de Janeiro: alta de 1,15% em relação a setembro;
- Minas Gerais: avanço de 1,65% frente a setembro;
- Bahia: houve uma leve retração de 0,36% em relação a setembro;
- Ceará: variação positiva de 2,67% em relação a setembro.
O índice considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp.
O indicador também avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela empresa, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.

