Foram ouvidas 1.812 pessoas por recrutamento digital, entre 10 e 23 de setembro; margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos Política, Israel, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Palestina CNN Brasil
A maioria dos brasileiros discorda da posição adotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao conflito entre Israel e Palestina, dizendo que ele deveria defender a paz sem tomar partido de nenhum dos lados.
Pesquisa da AtlasIntel, divulgada nesta terça-feira (2), aponta que 64% da população gostaria que o governo brasileiro deveria se aproximar mais de Israel.
O levantamento indica que tanto eleitores de esquerda quanto de direita apoiam a solução de dois Estados. Propostas consideradas extremas — como a formação de um Estado exclusivamente palestino, sem Israel — são rejeitadas pela ampla maioria dos entrevistados, inclusive entre os eleitores de Lula.
Realizada entre 10 e 23 de setembro, antes do acordo de cessar-fogo, a pesquisa ouviu 1.812 pessoas por recrutamento digital, a pedido da StandWithUs Brasi. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O objetivo foi medir a percepção dos brasileiros sobre o conflito.
Os dados mostram distanciamento da opinião pública em relação à narrativa adotada pelo governo brasileiro. Segundo o estudo:
- 70,6% consideram injustificado o ataque de 7 de outubro de 2023, promovido pelo Hamas;
- 61% classificam o grupo como organização terrorista;
- 64% defendem que o Brasil deveria se aproximar mais de Israel.
O recorte detalhado aponta ainda que metade dos entrevistados afirma ter bom nível de conhecimento sobre o tema, enquanto 11,7% dizem saber pouco. Apenas cerca de 10% não têm opinião formada.
As relações entre Brasil e Israel seguem tensas após declarações recentes de Lula sobre a guerra em Gaza. Em setembro, o presidente afirmou que Israel não travava um combate contra o Hamas, mas sim um “genocídio palestino”, o que provocou forte reação do governo israelense.

