By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Audi A6 Sportback e-tron traz tecnologias de ponta – e cobra bem por isso
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Audi A6 Sportback e-tron traz tecnologias de ponta – e cobra bem por isso
outros

Audi A6 Sportback e-tron traz tecnologias de ponta – e cobra bem por isso

Última atualização: 28 de agosto de 2025 10:11
Published 28 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Faz cinco anos que a Audi trouxe o SUV e-tron (agora renomeado com o Q8 e-tron) ao Brasil, iniciando sua jornada entre os carros elétricos. Houve tempo o suficiente para que uma nova geração de veículos fosse desenvolvida pela marca alemã, desta vez com uma plataforma dedicada. Após o lançamento do Q6 e-tron, agora quem desembarca no país é o A6 Sportback e-tron, o primeiro carro de tração traseira que a Audi vende no mercado brasileiro.

  • Relacionadas
  • TestesAudi A5 Sedan é mais potente e tem preção contra BMW Série 3 e Mercedes Classe C25 ago 2025 – 10h08
  • NotíciasNovo Audi Q3 Sportback defende estilo cupê com aerodinâmica e o ruído melhores25 ago 2025 – 19h08
  • Carros elétricosQ6 e-tron revive a Audi e é o melhor carro elétrico já feito pela marca8 Maio 2025 – 17h05

O A6 e-tron chega para fazer par com o Q6, como uma alternativa para quem prefere um sedã (no caso, um liftback) ao invés de um SUV. A Audi se apoiou em uma proposta mais esportiva para o novo A6, como um exemplo de que um carro elétrico pode ser entregar um desempenho empolgante.

Audi A6 Sportback e-tron
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Audi

Essa diferença de filosofia aparece até no preço. O Audi A6 e-tron será vendido em versão única, por R$ 649.990 e sem opcionais. É consideravelmente mais do que o Q6 e-tron, comercializado por R$ 599.990, custando R$ 50.000 a mais.

Os dois carros utilizam a mesma plataforma Premium Platform Electric, desenvolvida em conjunto com a Porsche (que utiliza a base no Macan EV). Sua criação tem uma justificativa bem simples, para que fosse uma arquitetura para carros mais largos que não seriam capazes de usar a plataforma MEB da Volkswagen.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Continua após a publicidade

Para criá-la, o Grupo Volkswagen reaproveitou 60% das peças da plataforma MLB Evo, usada pelo Q8 e-tron e outros modelos a combustão com Q6. Ajustes foram feitos para melhorar a arquitetura eletrônica, agora de 800V, permitindo recargas a até 270 kW.

Com um plataforma dedicada, a Audi trabalhou para aproveitá-la ao máximo. A carroceria foi desenhada para alcançar um coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,21 Cd, o que faz com que seja o carro mais aerodinâmico já feito pela empresa. Isto foi alcançado com diversas ideias, como as passagens de ar no para-choque e a substituição dos retrovisores laterais por câmeras.

Audi A6 Sportback e-tron
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Audi

Visualmente, o A6 se difere bastante do A5 Sedan, sua contraparte com motor a combustão. A Audi tem adotado um estilo mais próximo do gosto dos chineses, algo comprovado pelo fato do conceito ter sido mostrado no Salão de Xangai de 2021. Os faróis são o ponto que mais deixa isso claro, adotando o manjado esquema de luzes divididas, usando a iluminação diurna mais fina na parte superior e o conjunto principal logo abaixo.

Continua após a publicidade

A traseira também traz elementos bem comuns hoje em dia, com as lanternas inteligadas por uma barra horizontal. O A6 tem uma novidade, com iluminação para os quatro anéis na tampa do porta-malas.

Seu interior é igual ao do A5, inclusive com um mesmo problema. Embora a maior parte do acabamento seja de boa qualidade, é possível encontrar alguns plásticos mais simples em alguns lugares como a tampa do porta-luvas ou as laterais do console central. Não teria problema em um carro menor e mais barato, mas estamos falando de um A6, que está em um patamar elevado.

Audi A6 Sportback e-tron
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Audi

Esse tropeço no acabamento é compensado pelo pacote tecnológico. Começa pela enorme tela de 14,5” para a central multimídia, concentrando todos os botões. A Audi foi espera e dedicou a parte esquerda da tela para deixar algumas funções fixas, agilizando a operação. Logo atrás do volante está um display de 11,9” para o quadro de instrumentos, em sua versão mais atual, contando até com uma função que mostra os veículos ao redor.

Continua após a publicidade

Ao contrário do A5, o A6 e-tron veio com a terceira tela, esta posicionada em frente ao banco do passageiro, para que ele possa controlar o rádio, mexer na multimídia e até usar alguns aplicativos. Infelizmente, a unidade que dirigimos não tinha nenhum app instalado, então a tela era um tanto redundante.

Audi A6 Sportback e-tron
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Audi

A Audi deu um passo no uso de realidade aumentada com o Head-Up Display do A6. Além das funções normais, como mostrar a velocidade do carro, a tecnologia faz um pouco mais. Um exemplo é o aviso de distância do veículo à frente. Se estivermos muito próximos a uma velocidade muita alta, setas irão aparecer indicando a distância. O mesmo acontece quando o assistente de faixa está ativo, pintando os limites da pista de vermelho quando estamos perto de sair da faixa de rodagem.

O sedã elétrico marca o retorno dos retrovisores digitais, em uma nova geração. Assim como era no Q8 e-tron, as câmeras ocupam o lugar dos espelhos laterais, transmitindo a imagem para um espaço logo acima das maçanetas internas. Leva um tempo para se acostumar pela diferença na profundidade da imagem e, mesmo assim, algumas pessoas ainda podem preferir os espelhos tradicionais.

Continua após a publicidade

Audi A6 Sportback e-tron
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Audi

No primeiro contato, o sedã mostrou aproveitar bem os 367 cv e 57,6 kgfm. Mesmo que a força seja enviada somente para as rodas traseiras, consegue controlar a tração bem o suficiente para evitar que as rodas patinem, disparando o carro para frente. A Audi diz que leva 5,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

O sedã elétrico agradou muito ao volante, usando o baixo centro de gravidade para que seja muito estável nas curvas em alta velocidade. A tração traseira deixa a tocada ainda mais prazerosa, fazendo com que o A6 responda muito bem a qualquer comando do motorista.

Continua após a publicidade

Equipado com uma bateria de 100 kWh, tem carga o suficiente para uma autonomia de 445 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro. A fabricante afirma que uma carga de 10% a 80% leva 21 minutros, usando uma estação de recarga de 270 kw – boa sorte para achar uma no Brasil.

Se olharmos para o Audi A6 e-tron em comparação aos concorrentes próximos de suas tradicionais rivais, o preço nem é tão surreal assim. O BMW i5 pode até ter 601 cv, mas custa R$ 795.950; e a Mercedes-Benz vende o EQE por R$ 649.900, porém tem 245 cv e uma autonomia de 369 km. Acaba sendo interessante ao considerar as opções com o mesmo tamanho.

Publicidade

You Might Also Like

Quem é Tyler Robinson, suspeito de matar o influenciador Charlie Kirk 

Lucas Leto fala como lida com preconceito por ser negro e da periferia 

EUA lançam programa piloto para acelerar implantação de táxis aéreos 

Jessie J: o que esperar e provável setlist de show no The Town 

Setembro Amarelo: O papel essencial de projetos sociais como o CVV

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Point de famosos e brasileiros, loja de Dubai recebe baianos com ‘Bora Bahêa’; entenda

3 de agosto de 2025
Relator vota para suspender ação contra Ramagem no STF sobre plano de golpe 
Ator diz ter deixado igreja após pai se assumir gay: “Não me via mais ali” 
Polícia de Israel diz que prendeu homem após ataque terrorista com faca 
Embaixadora dos EUA na ONU defende ataques ao Irã 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?