Você sabe como funciona a nomenclatura da Audi? Para quem não se lembra, no início de 2023, a montadora alemã decidiu mudar o esquema de nomes, deixando os números ímpares para os carros a combustão e os pares para os elétricos.
Mas se você não sabia dessa informação ou estava confuso com o sistema adotado pela montadora, pode ficar tranquilo, pois eles retrocederam e estão adotando novamente o modelo antigo.
Ou seja, esqueça essa diferenciação por números. Agora, eles servem só para determinar o tamanho dos veículos, como já estávamos acostumados. E o que motivou a reversão foi justamente o feedback de clientes e concessionários, que acharam o sistema de pares para elétricos e ímpares para motores a combustão muito confuso.

Para diferenciar os tipos de trens de força, a Audi usará as siglas que já conhecemos. TFSI serão os carros a gasolina, e-Tron os elétricos, TDI os modelos a diesel e, por fim, TFSIe serão os híbridos. Quanto às iniciais A e Q, elas continuam como sempre foram: a primeira para sedãs e a segunda para SUVs.
E a nova nomenclatura já mudou até os planos de lançamento da marca. Seguindo a antiga lógica, a nova geração a combustão do A6, que chega em março, seria o A7. Mas agora que a marca recuou e ele será A6 mesmo, apenas ganhando o sobrenome TFSI para fazer dupla com o A6 e-Tron.

Porém, as mudanças não serão retroativas. Isso vale para o A5, que foi lançado como substituto do antigo A4. Nesse caso, ele vai continuar se chamando A5 mesmo. O nome A4 seria reservado para um sedã compacto elétrico, mas agora ele está meio perdido, esperando a marca decidir o que fazer.
Pode ser que essa ideia fique na geladeira por mais um tempo, já que a Audi desistiu dos planos de se tornar totalmente elétrica. Vendo que a procura por elétricos está menor, a marca dos quatro anéis decidiu ser “flexível”, mantendo os carros a combustão vivos e apostando em outras tecnologias, como os híbridos plug-in.