Apenas um mês depois de iniciar a pré-venda do novo Audi Q5 no Brasil, a marca alemã agora anuncia a abertura das reservas para a versão topo de linha S line. Disponível nas variantes SUV e Sportback, será vendido por R$ 484.990 e R$ 499.990, respectivamente.
É um salto considerável em comparação à versão oferecida até agora. O Q5 SUV custa R$ 399.990, R$ 85.000 a menos do que o S line. No caso do Sportback, são R$ 70.000 a mais aplicados sobre os R$ 429.990 da configuração mais barata.
O motor é o mesmo, utilizando o 2.0 TFSI em sua nova geração, a evo5. A atualização resultou em um ganho de potência, que agora atinge 272 cv (um acréscimo de 7 cv), e o torque subiu para 40,8 kgfm (+3,1 kgfm). A força é gerenciada pela transmissão S tronic de dupla embreagem com sete marchas e distribuída sob demanda pela tração integral quattro com tecnologia ultra.
Essa tecnologia de tração privilegia a eficiência, desacoplando o eixo traseiro em condições de baixa demanda para economizar combustível. Contudo, o sistema atua preditivamente e é capaz de reativar a tração nas quatro rodas em milissegundos, garantindo a aderência necessária para um desempenho vigoroso e seguro em curvas ou acelerações mais fortes. Os números de performance e consumo, no entanto, ainda não foram divulgados pela fabricante.
Visualmente, o Audi Q5 2025 adota a mais recente identidade de design da marca, com linhas mais fluidas e vincos suavizados. A versão S line se diferencia pelo kit exterior esportivo, que inclui para-choques exclusivos, e pelas imponentes rodas Audi Sport de 21 polegadas. Os faróis full-led Matrix com assinaturas de luzes digitais e as lanternas em led com setas dinâmicas completam o visual, conferindo um aspecto mais tecnológico e sofisticado.
Por dentro, o conceito de “palco digital” domina a cabine. O painel é composto pelo Audi Virtual Cockpit de 11,9” e pela tela panorâmica da central MMI com 14,5”. Exclusivamente na versão S line, há ainda uma terceira tela de 10,9” dedicada ao passageiro. Os bancos esportivos com ajustes elétricos e memória para o motorista buscam garantir o conforto em conjunto com o volante de base aplanada.
A lista de equipamentos de série é extensa, incluindo teto solar panorâmico, ar-condicionado de três zonas e um pacote de segurança robusto. O modelo conta com piloto automático adaptativo (ACC), assistente de faixa, câmeras com visão 360°, Audi Pre Sense dianteiro e traseiro com frenagem de emergência e sete airbags.
Com a chegada da nova versão, a família Q5 busca competir diretamente com seus principais rivais no segmento de SUVs médios premium, como BMW X3, Mercedes-Benz GLC e Volvo XC60.