By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Audi Q5 Sportback evolui na dinâmica e garante sobrevida aos motores a gasolina
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Audi Q5 Sportback evolui na dinâmica e garante sobrevida aos motores a gasolina
outros

Audi Q5 Sportback evolui na dinâmica e garante sobrevida aos motores a gasolina

Última atualização: 14 de agosto de 2025 17:43
Published 14 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Depois do recente A5, a terceira geração do Audi Q5 é o segundo modelo da marca alemã a usar a nova plataforma PPC (Premium Platform Combustion), que está associada à mais recente arquitetura eletrônica da marca e sempre com algum tipo de eletrificação (híbrida leve com motores diesel e gasolina de quatro cilindros).

Contents
Cadastro efetuado com sucesso!Ao volante Veredicto Quatro RodasFicha Técnica – Audi Q5 Sportback
  • Relacionadas
  • NotíciasPorsche desenvolve SUV menor que o Macan para ser rival do Audi Q524 mar 2025 – 10h03
  • NotíciasAudi Q5 Sportback ganha nova geração e SQ5 troca diesel por novo V6 a gasolina2 dez 2024 – 11h12
  • NotíciasAudi Q5 chega a terceira geração com nova plataforma e eletrificado2 set 2024 – 13h09

Dada a atual demanda, a Audi tomou a decisão certa quando optou por prolongar a vida dos seus modelos com motores a combustão, especialmente no caso deste SUV Q5, um campeão de vendas desde o seu lançamento, em 2009.

Inicialmente, estão disponíveis três motorizações: 2.0 TFSI de 204 cv/34,7 kgfm, com tração dianteira ou integral (quattro); 2.0 TDI, diesel, de igual potência e 40,8 kgfm (apenas com tração nas quatro rodas); e o SQ5 (quattro), de momento o topo de gama, equipado com motor 3 litros V6 de 367 cv/56 kgfm.

Audi Q5
Nova geração do Q5 mantém a carroceria Sportback, com estilo de cupêDivulgação/Quatro Rodas

As três opções vêm com sistema de eletrificação leve de 48 volts. O motor a combustão é acionado por correia, e o Q5 pode ser dirigido em pequenas distâncias ou manobras apenas em modo elétrico ou com a eletricidade ajudando nas acelerações. Ele é capaz de devolver até 25 kW à bateria durante a desaceleração, e o gerador cria um torque adicional de até 23,4 kgfm e até 24 cv (18 kW) de potência.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Mais para a frente, estão previstas duas variantes híbridas plug-in (com sistema alimentado por bateria de 25,7 kWh, que permitirá autonomia elétrica ligeiramente abaixo de 100 quilômetros. Serão dois níveis de potência: 272 e 367 cv.

Continua após a publicidade
Audi Q5
Caída de teto acentuada caracteriza o SUV cupêDivulgação/Quatro Rodas

A bateria de íons de lítio (montada sob o porta-malas) deste sistema baseia-se na química de fosfato de ferro-lítio (LFP) e tem capacidade de armazenamento de 1,7 kWh.

O novo Audi Q5 tem chassi de aço e amortecedores de frequência controlada (FSD). A suspensão esportiva é de série no SQ5, e pode receber opcionalmente amortecedores eletrônicos variáveis e molas pneumáticas.

Audi Q5
Há três telas: duas voltadas para o motorista, uma para o passageiroDivulgação/Quatro Rodas

O ajuste individual dos bancos traseiros permite aumentar espaço para passageiros ou porta-malas, de acordo com a necessidade. O bagageiro acomoda 515 litros no caso do Q5 Sportback (520 l no SUV). O fato de a soleira de carga estar mais baixa do que no modelo anterior facilita carga e descarga.

Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

O espaço atrás é amplo para dois adultos de até 1,90 metro de altura. Há saídas de ventilação diretas, com regulagem digital da temperatura, e os bancos laterais traseiros têm aquecimento. Na arquitetura eletrônica – E3 –, a mesma dos modelos mais recentes da marca, destaca-se o painel com até três telas digitais com tecnologia OLED: a de 11,9” da instrumentação; a central de 14,5”, curva e direcionada para o motorista; e uma terceira diante do passageiro dianteiro, com 10,9”, neste caso opcional.

Audi Q5
A cabine é espaçosa e os bancos confortáveis. Mas banco traseiro não foi pensado para três. No porta-malas cabem 515 litrosDivulgação/Quatro Rodas
Audi Q5
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Quatro Rodas
Audi Q5
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Os materiais e acabamentos são de ótima qualidade, como habitual na Audi, e macios em toda a parte superior do painel e das portas. Todos os compartimentos têm algum tipo de revestimento suave. A vasta superfície em preto brilhante no console não agrada tanto por ficar facilmente cheio de impressões digitais.

A sofisticada iluminação ambiente (configurável) e o head-up display melhorado (em conteúdo informativo e uma superfície de projeção 85% maior do que antes) ajudam a elevar o bem-estar a bordo.

Ao volante 

A versão escolhida para este contato inicial foi a 2.0 TFSI Sportback. A primeira boa impressão é causada pela direção progressiva de série e que, mesmo sendo relativamente leve, é muito precisa e direta (apenas 2,2 voltas ao volante entre batentes), notando-se uma moderada diferença entre os modos de condução Comfort e Sport, que também altera a resposta da suspensão com amortecedores eletrônicos na unidade dirigida, igualmente equipada com molas pneumáticas. Com essa suspensão é possível variar a distância ao solo em 60 mm, entre o modo Sport e o Lift.

Audi Q5
Ajustes de suspensão, direção e freios agradaram no primeiro contatoDivulgação/Quatro Rodas

A resposta do motor é mais enérgica a partir das 2.000 rpm, quando é entregue a totalidade do torque (34,7 kgfm), que se mantém nesse nível até acima de 4.000 rpm. O desempenho é de bom nível, tanto nas retomadas (ajudadas pelo torque adicional do pequeno motor elétrico e pela função kickdown da transmissão) quanto nas acelerações (0 a 100 km/h em 8,6 s e 226 km/h de máxima).

Continua após a publicidade

Não há variação no mapeamento do acelerador em função do modo de condução selecionado, mas o motor se torna mais reativo com um escalonamento mais esportivo da caixa automática de sete marchas na posição S.

Em relação ao compromisso entre conforto e estabilidade, principalmente nessa versão mais avançada da suspensão, não há reparos a serem feitos. O Q5 é confortável sobre maus pisos e suficientemente estável se adotamos um tipo de condução para a qual um SUV está talhado (as rodas de 21 polegadas dão a sua contribuição). Os freios usam discos ventilados nas quatro rodas e evidenciaram sempre uma resposta pronta e linear.

Embora tenha anunciado o sedã A5 para o Brasil, ainda este ano, a Audi informa que não tem previsão de chegada do SUV por aqui.

Veredicto Quatro Rodas

Com a nova plataforma do A5, SUV agrada pela tecnologia e comportamento dinâmico. Só falta chegar ao Brasil.

Ficha Técnica – Audi Q5 Sportback

Preço: 65.000 euros (R$ 416.670)
Motores: gasolina, diant., transv., 4 cil., turbo, inj., direta, 16V, 1.984 cm³, 204 cv a 4.300 rpm, 34,7 kgfm a 2.000 rpm; elétrico de 24 cv
Bateria: íons de lítio, LFP, 1,7 kWh
Câmbio: autom., 7 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: duplo A (diant.), multibraços (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 235/60 R18
Dimensões: comprimento, 471,7 cm; largura, 190 cm; altura, 161,9 cm; entre-eixos, 282,3 cm; peso, 1.925 kg; porta-malas, 515 l; tanque, 65 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 8,6 s; veloc. máx., 226 km/h
*Dados de fábrica

Publicidade

You Might Also Like

Morre PRF aposentada atropelada na Pituba que estava internada no HGE

Trump diz que vai se reunir com Putin na Hungria, mas não especifica data 

Com Fonseca confirmado, Rio Open divulga informações da venda de ingressos 

Na CPMI do INSS, governistas barram pedidos contra Frei Chico e Lupi 

Com foco em terras raras, Lula instala Conselho de Política Mineral 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

BBB 25: Gabriel é eliminado em votação confusa; veja percentuais

12 de fevereiro de 2025
Aline Patriarca, do BBB 25, é exonerada da polícia militar 
“Chespirito”: produção demorou mais de 2 anos para encontrar atores 
Israel diz que militares preparam “plano de execução” contra o Irã 
Veja os jogos do Bahia no Campeonato Brasileiro 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?