Esse será o primeiro grande teste de como o judiciário ai analisar a decisão do governo federal de enviar tropas às ruas da segunda maior cidade dos EUA Internacional, Califórnia, Donald Trump, Estados Unidos, Los Angeles CNN Brasil
Começou em um tribunal federal de San Francisco a audiência sobre o pedido da Califórnia para uma ordem judicial emergencial que limite o uso de fuzileiros navais e membros da Guarda Nacional pelo governo federal em Los Angeles e arredores.
A audiência, conduzida pelo juiz federal Charles R. Breyer, é o primeiro grande teste de como o judiciário federal vai analisar a decisão de Trump de enviar tropas às ruas da segunda maior cidade dos EUA durante os protestos contra suas políticas rígidas de imigração.
Embora autoridades da administração afirmem que as tropas estão lá para proteger agentes federais e garantir a segurança de propriedades federais, os advogados do estado alegam que “as evidências indicam fortemente” que Trump ordenará que os militares auxiliem na fiscalização da imigração, o que seria uma violação da lei federal.
Breyer, nomeado pelo ex-presidente Bill Clinton, recusou na terça-feira (10) emitir imediatamente a ordem solicitada pelo estado, como pediram seus advogados, adiando a decisão até ouvir mais argumentos de ambas as partes.
Não há horário previsto para o término da audiência de quinta-feira (12). O juiz pode decidir no momento ou aguardar o fim das sessões para anunciar sua decisão.