Emissora já foi alvo de banimento pelo governo israelense
Este conteúdo foi originalmente publicado em Autoridade Palestina suspende transmissão do canal Al Jazeera temporariamente no site CNN Brasil. Internacional, Al Jazeera, Autoridade Palestina, Cisjordânia, Conflito Oriente Médio, Palestina CNN Brasil
A Autoridade Palestina (AP) suspendeu temporariamente as operações e transmissões da emissora Al Jazeera, do Catar, em seu território. Segundo a agência palestina de notícias WAFA, a AP citou a disseminação de “material incitante” por parte da emissora como justificativa.
Ainda segundo a agência, os ministros da Cultura, do Interior e das Comunicações da Palestina tomaram a decisão de forma conjunta, porque o material divulgado pela Al Jazeera foi considerado “enganoso e motivador de conflitos”, mais detalhes sobre a decisão não foram divulgados.
Embora a ordem tenha caráter temporário, uma data final para a suspensão não foi especificada.
A Autoridade Palestina já havia criticado a Al Jazeera na última semana em função da cobertura feita pela emissora sobre o impasse entre as forças de segurança palestinas e militantes armados em Jenin, terceira maior cidade da Cisjordânia.
A Al Jazeera reagiu à decisão da quarta-feira (1º) e, em comunicado, denunciou a ordem como “uma tentativa de desencorajar a emissora a reportar acontecimentos preocupantes nos territórios ocupados”.
A rede também pediu à AP que a decisão seja revogada e que os jornalistas sejam autorizados a reportar os acontecimentos na Cisjordânia de forma livre e sem intimidação.
Não há expectativa de que a ordem seja implementada em Gaza, território controlado pelo grupo Hamas, no qual a Autoridade Palestina não exerce poder.
A Al Jazeera também já foi alvo de ações do governo israelense. Em setembro de 2024, forças militares de Israel invadiram e ordenaram o fechamento de um escritório da emissora na cidade de Ramallah, na Cisjordânia.
Meses antes, em maio, uma ordem foi emitida para barrar as operações e transmissões do canal em Israel, que afirmou que a Al Jazeera representava uma ameaça à segurança do país. Posteriormente, uma corte manteve o banimento.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Autoridade Palestina suspende transmissão do canal Al Jazeera temporariamente no site CNN Brasil.