Isso acontece após bate-boca entre os presidentes de Ucrânia e Estados Unidos, na tentativa de retomar relação
Este conteúdo foi originalmente publicado em Autoridades dos EUA tiveram conversas reservadas com Zelensky, dizem fontes no site CNN Brasil. Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Ucrânia, Volodymyr Zelensky CNN Brasil
Autoridades do governo de Donald Trump tiveram conversas reservadas com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e sua equipe após a confusão no Salão Oval da Casa Branca na última sexta-feira (28), disseram duas fontes à CNN.
Os funcionários de Trump enfatizaram a importância de estabilizar as relações o mais cedo possível e pediram aos ucranianos que retomassem as negociações antes do discurso do presidente ao Congresso, que acontecerá nesta terça-feira à noite, ainda segundo as fontes.
Entre aqueles que entraram em contato com Zelensky está o enviado de Trump à Ucrânia, Keith Kellogg. O aviso foi rapidamente seguido pela postagem de Zelensky no X na manhã desta terça chamando o bate-boca com o presidente americano de “lamentável”.
Pela noite, um funcionário da Casa Branca afirmou à CNN que o acordo de minerais raros com a Ucrânia ainda não havia sido assinado.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, que está diretamente envolvido nas discussões sobre o acordo, ressaltou à Fox News que atualmente não há planos para que ele seja assinado antes do discurso do republicano.
No entanto, o funcionário da Casa Branca argumentou que o governo Trump está confiante de que as discussões sobre o acordo de minerais estão indo na direção certa.
O presidente americano, que planeja abordar as guerras no exterior durante seu discurso, incluindo a guerra entre Ucrânia e Rússia, está ansioso para declarar vitória no acordo de minerais, segundo a fonte.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Autoridades dos EUA tiveram conversas reservadas com Zelensky, dizem fontes no site CNN Brasil.