Acredita-se que vala tenha ligação com gangues de drogas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Autoridades prometem investigar vala comum encontrada no México no site CNN Brasil. Internacional, Drogas, gangues, México, Violência CNN Brasil
O procurador-geral do México, Alejandro Gertz Manero, prometeu na terça-feira (11) conduzir uma investigação completa sobre uma vala comum encontrada recentemente no estado de Jalisco, no oeste do país, que acredita-se estar ligada às violentas gangues de drogas do país.
A promessa do principal promotor do México ocorre após relatos da mídia local de que um grupo de ativistas civis descobriu recentemente o local em Teuchitlan, Jalisco, junto com vários fornos possivelmente usados para cremar corpos.
“Não é crível que uma situação desta natureza não tenha sido do conhecimento das autoridades locais daquele município e do estado”, disse Gertz Manero durante uma entrevista coletiva presidencial.
Em 2024, a organização sem fins lucrativos Mexicanos Contra La Corrupcion, ou Mexicanos contra a Corrupção, publicou um relatório que mostrou que 111 mil pessoas foram relatadas como desaparecidas desde 1962 e ainda não foram encontradas. Os estados com as maiores taxas de pessoas desaparecidas são Jalisco, Michoacán e o Estado do México, acrescentou o relatório.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Autoridades prometem investigar vala comum encontrada no México no site CNN Brasil.