Clientes já aguardam mais de 48 horas por novo embarque; companhia alega “questões técnicas” São Paulo, -agencia-cnn-, Azul, Madri, Viracopos CNN Brasil
Um voo da empresa aérea Azul foi cancelado após uma falha técnica em uma das aeronaves e têm causado transtornos para cerca de 300 passageiros. O voo partiria do aeroporto Adolfo Suárez, em Madri, na Espanha, com destino a Viracopos, em Campinas (SP), na tarde do último sábado (11).
À CNN, a jornalista Juliana Machado, uma das passageiras afetadas pelo cancelamento do embarque, afirmou que, nesta segunda-feira (13), ainda aguarda um novo voo para voltar ao Brasil. Segundo Juliana, a companhia aérea já reagendou a viagem três vezes.
Em seu relato, a jornalista contou que fez check-in para entrar no avião no último sábado, por volta das 12h30. No entanto, ao final do embarque, os passageiros foram informados sobre um problema técnico na aeronave, que passaria por manutenção.
“O piloto tentou dar partida na aeronave, mas ela não deu partida. Fomos informados que haveria uma nova manutenção, e por volta das 16h30, fomos informados de que teríamos que desembarcar porque o voo não iria decolar. Descemos todos do avião e, desde então, uma loucura se instalou”, relatou a jornalista.
Juliana explicou que os passageiros saíram da aeronave e não receberam orientações da equipe da companhia. “A Azul não tem estrutura no aeroporto de Madri. Eles foram movimentando aleatoriamente alguns funcionários e isso gerou um certo tumulto. Eu estou sem a minha bagagem até agora”, disse Juliana.
Após o cancelamento, a companhia dividiu os clientes em grupos e os encaminhou para hotéis da região. No entanto, a jornalista destacou que alguns dos clientes não conseguiram realizar o check-in por falta de vagas. “Teve gente que precisou dormir na recepção do hotel”, afirmou Juliana.
Segundo os relatos, a companhia reagendou o embarque para o Brasil, inicialmente, para a meia-noite desta segunda-feira (13), mas precisou adiar novamente o voo para às 14h. Juliana contou que foi ao aeroporto na manhã de hoje e descobriu que a empresa havia remarcado o voo novamente, agora apenas para a madrugada da próxima quarta-feira (15).
“Não há solução prevista, eu fui informada por um funcionário da Azul que a peça [que deverá ser trocada na manutenção da aeronave] ainda nem chegou em Madri. As pessoas estão tentando se ajudar por grupo de WhatsApp. É tentar se ajudar como pode”, concluiu a jornalista.
Procurada, a Azul afirmou que o voo precisou ser cancelado por “questões técnicas”. Confira a nota na íntegra:
“A Azul informa que, devido a questões técnicas, o voo AD8755 (Madri-Viracopos) de sábado, dia 11, precisou ser cancelado.
Os clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e estão sendo reacomodados em outros voos. As equipes da Azul estão empenhadas e trabalhando para minimizar a situação e atender os clientes da melhor forma possível.
A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia.”