Sistema baseado em nuvem conecta bancos e corretoras e reduz riscos operacionais no processo de distribuição de ativos como CDBs, LCIs e LCAs Investimentos, B3, CDB, CNN Brasil Money, Investimentos em LCI e LCA CNN Brasil
A B3 anunciou o desenvolvimento de uma plataforma para agilizar o processo de emissão de ativos bancários no mercado. Segundo a bolsa brasileira, a nova ferramenta é baseada em nuvem e automatiza o processo de distribuição de títulos como CDBs, LCIs e LCAs.
“A digitalização da distribuição de ativos de captação bancária é mais um passo importante para a modernização do mercado de renda fixa no Brasil. Com essa plataforma, conseguimos eliminar gargalos operacionais e oferecer uma infraestrutura mais eficiente, segura e alinhada às necessidades atuais de emissores, distribuidores e investidores”, afirmou Humberto Costa, diretor de produtos de Balcão da B3.
Antes, a negociação dos ativos depende de trocas manuais de informações, muitas vezes via e-mail, o que limita o horário das aplicações e aumenta o risco de erros.
Agora, com o novo sistema, todo o fluxo – da oferta à liquidação – passa a ser digital, padronizado e integrado. A ideia é que haja “mais eficiência, segurança e flexibilidade para emissores, distribuidores e investidores”, segundo a B3.
O sistema já conta com operações em andamento e está disponível para todas as instituições financeiras interessadas.
Benefícios da plataforma
- Para emissores e distribuidores: padronização de dados, redução de riscos operacionais, visibilidade em tempo real das operações e conexão automática entre instituições, sem necessidade de desenvolver sistemas próprios.
- Para investidores: maior segurança e possibilidade de investir até mais tarde no dia, graças à automação dos processos.
8 em cada 10 pessoas consideram usar IA para decisões financeiras