Estado atrai visitantes de países como Argentina, Portugal e França Negócios, Bahia (estado), CNN Brasil Money, Embratur, Turismo CNN Brasil
A Bahia teve um crescimento de mais de 60% no número de turistas estrangeiros entre janeiro e julho de 2025, segundo dados da Embratur compilados em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo, divulgados nesta quarta-feira (6).
Os números apontam 117.366 visitantes internacionais no estado ao longo do período — ante pouco mais de 71 mil chegadas na mesma época do ano passado.
O aumento ficou acima da média nacional, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a Bahia é um importante destino para o turismo internacional do país, sobretudo pela diversidade.
“Em um só lugar, os turistas encontram turismo religioso, história do país, cultura, gastronomia e muito mais. Temos mostrado todo esse potencial ao mundo. O efeito é a movimentação da economia do estado, com geração de emprego e renda através da atividade turística”, completou.
A Argentina segue como o principal país emissor de turistas para a Bahia, com mais de 51 mil visitantes neste ano. Na sequência estão Portugal (13 mil), Uruguai (10,6 mil), França (9 mil) e Itália (quase 6 mil).
Crescimento também é nacional
Em todo o Brasil, o turismo internacional também vive um momento de expansão. Entre janeiro e julho, o país recebeu cerca de 5,95 milhões de turistas — número recorde, que representa um avanço de 47,5% na comparação com o mesmo período de 2024.
A maior parte dos visitantes veio de países vizinhos na América do Sul, com destaque para a Argentina (2,5 milhões), Chile (495 mil), Uruguai (342 mil) e Paraguai (341 mil).
Os Estados Unidos enviaram mais de 465 mil turistas ao Brasil no período.
Na Europa, o destaque vai para França, Portugal, Alemanha e Reino Unido, que somaram mais de meio milhão de visitantes.