By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Bancada do PL critica relator do texto da anistia: “Rabo preso com Moraes” 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Bancada do PL critica relator do texto da anistia: “Rabo preso com Moraes” 
outros

Bancada do PL critica relator do texto da anistia: “Rabo preso com Moraes” 

Última atualização: 24 de setembro de 2025 09:39
Published 24 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Relator do PL da Anistia, Paulinho da Força, foi alvo de ataques por parte de bolsonaristas que defendem um perdão amplo e irrestrito para os presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023  Política, -agencia-cnn-, Alexandre de Moraes, Partido Liberal (PL), PL da Anistia CNN Brasil

Contents
Em reunião tensa, PL diz a Paulinho ser contra projeto da “dosimetria”Anistia: após reunião com PL, relator defende parecer com redução de penasPL aguarda orientação de Bolsonaro para próximos passos da anistia

O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) foi alvo de críticas por parte da bancada do PL (Partido Liberal), que se manifestou contrária a qualquer proposta que não contemple uma anistia aos condenados pelos atos criminosos de 8 de janeiro de 2023, episódio em que manifestantes bolsonaristas invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes ao pedirem por uma intervenção federal.

Paulinho, relator do projeto de lei da anistia, e a bancada do partido se reuniram na tarde de terça-feira (23). Foi o primeiro encontro do relator com os congressistas para tratar do tema e, conforme a CNN adiantou, o clima foi de tensão.

  • Em reunião tensa, PL diz a Paulinho ser contra projeto da “dosimetria”

    Em reunião tensa, PL diz a Paulinho ser contra projeto da “dosimetria”

  • Anistia: após reunião com PL, relator defende parecer com redução de penas

    Anistia: após reunião com PL, relator defende parecer com redução de penas

  • PL aguarda orientação de Bolsonaro para próximos passos da anistia

    PL aguarda orientação de Bolsonaro para próximos passos da anistia

As críticas se deram porque Paulinho defende um “PL da Dosimetria”, em vez de um “PL da Anistia”. Na prática, o que o deputado propõe é que se reduza as penas dos condenados pelo 8 de Janeiro, e não uma anistia ampla e irrestrita – como é defendido por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para definir o projeto, Paulinho se reuniu na noite de quinta-feira (18) com o ex-presidente Michel Temer (MDB) e com o ex-senador Aécio Neves (PSDB-MG), que também foram alvos de ataques por parte da bancada do PL.

Em vídeos feitos durante a reunião e divulgados nas redes sociais, deputados bolsonaristas criticavam justamente o fato de Paulinho ter se reunido com Temer e Aécio para debater o projeto.

“O senhor, deputado Paulinho da Força, sindicalista, entregue esse relatório para uma pessoa que não tenha rabo preso e não esteja sendo ameaçada por Alexandre de Moraes”, declarou o deputado federal Delegado Caveira (PL-PA). O congressista ainda chamou Temer de “vampiro” e disse que, quanto a Aécio, “todo mundo conhece a sua fama”.

Caveira afirmou que o relatório de Paulinho será uma “colcha de retalhos” construída pela esquerda e criticou o fato de o colega ter sido escolhido como relator. Ele ainda acrescentou que o ex-presidente Bolsonaro, condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado, de nada participou e que não deveria estar na “trama golpista”.

Julia Zanatta (PL-SC) também mencionou Temer e Aécio em sua fala. Segundo ela, Paulinho, como relator do texto, não deveria fazer o relatório sem visitar os presos. “O senhor foi lá jantar com Michel Temer e com Aécio Neves, com vinho caro. Eu quero convidar o senhor para ir ao presídio”, declarou.

Para Bia Kicis (PL-DF), foi “pavoroso” assistir o vídeo dos três se reunindo: “Foi a coisa mais patética que eu vi. Não é uma crítica a você, Paulinho: é dizer que nós não aceitamos que Aécio Neves e Michel Temer venham agora querer dar uma solução que pertence a nós que estamos aqui lutando junto com os presos”.

Kicis disse ainda que a discussão não se trata de uma dosimetria e que o que ela quer, na realidade, é que os presos tenham apagado de suas vidas “essa história de golpe e de derrubar o Estado democrático”. Acrescentou que o texto deve ser elaborado por congressistas que queiram a anistia, e que quem não quiser deverá votar contra.

Na mesma linha, Coronel Chrisóstomo (PL-RO) também defendeu uma anistia como um perdão amplo. “Não tem meio perdão. Isso não é perdão. Não tem quem fez mais crime e não tem menos crime”, afirmou, pedindo para que Paulinho esquecesse a questão da dosimetria.

O deputado Rodrigo da Zaeli (PL-MT) também se manifestou contra a dosimetria. Disse que os presos pelo 8 de Janeiro “não cometeram crime algum” e que tiveram o seu “momento de euforia” e que, por esse motivo, não deveriam ter sido condenados.

Os ataques durante a reunião levaram o líder da bancada, Sóstenes Cavalcante (RJ), a pedir desculpas a ele ao final do encontro. Paulinho, por sua vez, concluiu a reunião dizendo que tentaria construir um texto que representasse a média das opiniões de todas as bancadas. Prometeu ainda marcar mais um encontro com o partido na próxima semana.

Além de se reunir com o PL, Paulinho também se encontrou com as bancadas do MDB e do Republicanos. Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, ele diz que ainda não há um “texto pronto” e que são apenas ideias do que pode ser feito. “Não é uma coisa só minha, é uma coisa de um conjunto de líderes daqui da Casa”, afirmou.

 

You Might Also Like

Lula chama Múcio e comandantes das Forças Armadas para tratar da Venezuela 

Ancelotti sobre possível encontro com Itália: “Doloroso, não; emoção forte” 

“Gato” no Teatro Contêiner: Prefeitura de SP, Sabesp e Enel registram B.O 

Suspeito por morte de 4 amigos morre durante confronto com a polícia em SC 

Entenda a relação de delegada presa com Dedel, líder do PCC na região Norte 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Dupla que esfaqueou, matou e queimou jovem no DF, em 2020, é presa

29 de agosto de 2025
Moraes nega dispensa de Cid em depoimentos de outros réus no STF 
Após diagnóstico médico, saiba quais cirurgias Bolsonaro terá que realizar
Envio de áudios e selfie provariam uso de rede social por Cid, diz revista 
João Fonseca disputará evento com premiação milionária em Las Vegas 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?